Seguindo a linha do que fazer em Paris, vou listar para vocês alguns museus e monumentos que valem a visita e são de graça o ano inteiro, para todos. Lembrando que os museus nacionais são de graça no primeiro domingo do mês, e muitos museus são de graça para menores de 26 anos, caso você se enquadre nesses requisitos veja os outros posts da série.
Não esqueça que a melhor forma de visitar todos esses museus sem se cansar de andar pela cidade é comprando um passe semanal de metro de Paris.
Petit Palais – Museu de Belas Artes de Paris
Construído em 1900, agrega obras de arte do simbolismo, impressionismo e das vanguardas, com artistas como Cézanne, Bonnard, Renoir e Rodin. Mas se obras de arte não são a sua preferência (assim como não são as minhas), vale a pena esticar até lá apenas para contemplar a arquitetura interna e externa daquele que parece mesmo um palácio real. Provavelmente você já estará na região mesmo, que fica no começo da Champs Elysee e atrás do Louvre.
Museu da Libertação de Paris
O museu celebra a data de 25 de agosto de 1944, quando os americanos entraram na cidade e conseguiram a rendição dos nazistas. Em 2019, no aniversário de 75 anos o museu foi realocado para sua nova casa, o abrigo subterrâneo de defesa da resistência francesa. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, sem reserva prévia.
Museu Carnavalet
Dedicado a história de Paris. Inclui um trono dado como presente pela cidade ao imperador Napoleão, um auto retrato de Maria Antonieta e uma seção sobre a Revolução Francesa. Um dos museus com vários itens da história napoleônica em Paris. O museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Apesar do museu ser de graça, devido a restrições de saúde, é necessário fazer reserva pelo site.
Museu de Arte Moderna de Paris
Como disse ali em cima, não sou muito ligado a artes, mas quando pesquisei as obras principais deste museu me impressionei com La Fée Electricité de Raoul Dufy que tem 600m2 e foi pintada em 1937 para um exposição sobre eletricidade! Outra gigante, literalmente, é La Danse de Paris de Henri Matisse com 3 metros de altura por 12 metros de largura pintada em 1933. Já que você veio até aqui, não deixe de ver as obras de Picasso, Matisse e Chagal. De terça a domingo, das 10hs as 18hs. Reserva Obrigatória.
Memorial de la Shoah
Museu do Holocausto de Paris, construído no distrito de Marais, que era casa de muitos judeus no começo da segunda guerra mundial. Há um mural com o nome de 76 mil judeus franceses que foram deportados e mortos pelos nazistas, uma cripta com cinzas de diferentes campos de concentração, e a porta do antigo gueto de Varsóvia, na Polônia. Aberto de domingo a sexta das 10hs as 18hs. Além do museu ser de graça, ainda há visitas guiadas também gratuitas mediante reserva pelo site.
Museu Marie Curie
Física e Química franco polonesa, estudou os materiais radioativos e como utilizá-los de forma prática até descobrir o Polônio e ganhar o Premio Nobel por isso. Foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e primeira professora da Universidade de Paris. Ainda ganhou um Prêmio Nobel de Química. O museu fica em seu antigo laboratório onde trabalhou seus últimos 20 anos. Curie morreu provavelmente por causa dos anos de exposição a radiação que foi exposta. Não esqueça de ver o filme “Radioactive” no Netflix antes de ir. Aberto de quarta a sábado, das 13hs as 17hs.
Bônus: Cemitério Pere LaChaise
Um verdadeiro museu a céu aberto. Alguns sites listam os 101 túmulos mais interessantes para se visitar. Casa eterna de celebridades, heróis de guerra, artistas, são 70 mil pessoas enterradas no local. Há tours de 2 horas dentro do cemitério. Estão enterrados ali Jim Morrison ( do The Doors), Oscar Wild, Chopin e Alan Kardec. Inclusive uma das lápides foi criada pelo Paul Landowsky, mesmo escultor do Cristo Redentor.
Conclusão dos museus gratuitos em Paris
A lista de museus que podem ser visitados de graça em Paris é grande, mas alguns não me chamaram muito a atenção, então é uma lista do que considero que valem a visita. Se você tiver mais tempo livre vale a pena pesquisar a lista completa, principalmente caso você seja um amante de obras de arte. Não deixe de ver a lista de atrações gratuitas em Paris (além dos museus!) e a lista dos museus que ficam de graça todo primeiro domingo do mês.
Muito legal! Meu esposo e eu somos meio que ratos de museus, então amamos as indicações!