Paris

Passe de Metro em Paris: Preço, Tickets e Horário

Se você está pensando em viajar para Paris já anota essa dica que vai te fazer economizar muito entre as atrações! Existe um passe de metro em Paris diário, semanal e mensal que tem um preço muito menor que comprar separado cada ticket! Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo no celular e pronto! Se você ainda vai usar o metro para o aeroporto ou para a Disney vale a pena o passe mesmo que fique apenas 3 dias na cidade!

Nem só de Metro vive uma cidade: RER, bondes e ônibus e as zonas de deslocamento

Em Paris as estações são divididas em ônibus, metro, bondes e RER, o trem rápido que vai para destinos fora do centro da cidade. Quando você compra um ticket precisa definir seu destino final, que diz qual meio de transporte você vai utilizar e quanto você vai andar.

Esse é o mapa resumido das zonas de deslocamento de Paris. A maioria das atrações turísticas fica entre as zonas 1 e 3. Para estes casos o passe unitário do metro e ônibus custa 1,90 euros.

Algumas atrações ficam fora da zona central. Para ir a Disney a tarifa é 7,60 euros por trecho. Para o Palácio de Versalhes o preço é de 3,65 euros o trecho. Os aeroportos da cidade também tem custos diferenciados. Charles De Gaulle custa 10,30 euros cada viagem.

Mapa resumido do transporte público em Paris

Como economizar no transporte público em Paris:

Imagino que vocês sejam assim como a gente. Da primeira vez que fomos a Paris tentamos fazer o máximo possível em alguns dias, afinal o hotel era extremamente caro! Olha esse mapa abaixo de alguns pontos turísticos. Se você andar da Torre Eiffel pra Sacre Couer, depois pra Saint Chapelle, de lá pras Catacumbas e voltar pra Torre Eiffel vai fazer um caminho circular de 17km!

Lembre-se que usar o metro nem sempre é um gasto. Se você gasta metade do seu dia andando sem ver nenhuma atração que deseja você acaba pagando uma noite extra no hotel, além das refeições, e isso facilmente custa 80 euros pra um casal. Então usar um metro em Paris pra descansar e aproveitar melhor o dia acaba sendo um investimento (e o preço é simbólico)!

Roteiro extremo de 1 dia em Paris! 17km de caminhada!

Passes de metro de Paris e preço: diário, semanal e mensal

O metro de Paris também é vendido em passes diário, semanal e mensal, que variam de acordo com as zonas.

  • Passe diário – Zonas 1 a 3: 10 euros
  • Passe diário – Zonas 1 a 5: 17,80 euros
  • Passe semanal – Zonas 1 a 5: 22,80 euros
  • Passe mensal – Zonas 1 a 5: 75,20 euros

Qual passe de metro de Paris escolher (pensando no preço):

Acho que ninguém vai turistar um mês inteiro em Paris né? Mesmo a gente passou 25 dias se hospedando de graça no TrustedHouseSitters e mesmo assim não saiu passear todo dia, então não compensou comprarmos o passe mensal.

Dois dias de passe diário nas zonas 1 a 3 já custa quase a mesma coisa que o passe semanal, então para 90% dos turistas o melhor é o passe semanal! Se você vai para a Disney não deveria ter dúvidas nenhuma em pegar o passe! E ida e volta pro aeroporto já paga os 10 euros!

Conclusão: Não se preocupe em pesquisar sobre os passes e zonas e etc! Compre o passe mensal e use seu tempo para aproveitar o clima de Paris! (não esqueça daquele piquenique na Torre Eiffel)

Uso do passe de metro de Paris no celular

Como comprar e usar seu passe de metro de Paris:

Até o ano passado, a única forma de comprar esses passes de metrô era comprando por 5 euros um passe Navigo nominal e com foto em algumas poucas estações. Nós compramos o nosso ano passado e foi muito bem utilizado, mas nesse caso você teria que pagar no mínimo o ticket do aeroporto para esta estação, que já custaria 10 euros.

Agora foi lançado o aplicativo de transporte de Paris! Você baixa o app pela loja da Apple ou do Google, tira uma selfie, e compra seu passe semanal. Quando chegar no metro só precisa aproximar seu celular da catraca e ele reconhece automaticamente seu cartão Navigo! Nessa última viagem a Soraya trouxe o cartão físico dela e eu esqueci o meu (na verdade deixei em casa mesmo, qual era a chance de voltar para Paris em menos de 1 ano?). Então estamos testando as duas formas ao mesmo tempo e funcionam perfeitamente!

You may also like

6 Comments

  • Felipe

    Excelentew dicas! Paris é gigantesca e quem sabe se deslocar na cidade consegue aproveitar muito melhor!

    12 de agosto de 2021 at 15:40 Reply
  • Museus de graça em Paris - Lista escolhida a dedo - Destino de Casal

    […] Não esqueça que a melhor forma de visitar todos esses museus sem se cansar de andar pela cidade é comprando um passe semanal de metro de Paris. […]

    12 de agosto de 2021 at 18:04 Reply
  • 7 museus e monumentos gratuitos no 1° domingo do mês em Paris - Destino de Casal

    […] de visitar Paris, tente agendar sua visita para ter o 1° domingo do mês livre na cidade, e com o passe de metro pra andar livremente! No 1° domingo de cada mês todos os museus nacionais são gratuitos para todos em Paris! Isso […]

    14 de agosto de 2021 at 15:39 Reply
  • Maiores aeroportos do mundo | De Lugar Nenhum

    […] Destino de Casal ensinou a gente usar o passe de metrô em Paris em detalhes e vou te contar que estou cada dia mais com vontade de ir pra essa cidade que ainda […]

    15 de agosto de 2021 at 08:10 Reply
  • Paris Pass Museum - Vale a pena? e onde comprar? - Destino de Casal

    […] eu falei nesse post aqui sobre os passes de metro de Paris, se você deseja visitar atrações mais distantes como a Disney, palácio de Versalhes e os […]

    24 de agosto de 2021 at 18:50 Reply
  • O que fazer em Montmartre Paris - Sacre Couer e mais - Destino de Casal

    […] da manhã e dura cerca de 90 minutos em inglês saindo da estação de metro Blanche. (veja o nosso guia de Metro de Paris aqui) Já adianto que adoramos a guia (mas infelizmente não gravamos o nome dela). Se você estiver […]

    27 de agosto de 2021 at 19:26 Reply
  • Leave a Reply