City Pass (ou Museum Pass) é um combinado de entradas de museus, atrações e em algumas cidades até transporte público. Ele existe em praticamente todas as cidades turísticas do mundo, mas geralmente não vale a pena. Em Paris fomos ver e há 3 passes: o Paris Pass, o Paris Museum Pass e o Paris Lib e vamos falar aqui sobre eles, se vale a pena e onde comprar.
Sempre deixo anotado para pesquisar sobre o passe quando viajo para uma cidade nova. O problema com ele é que costuma dizer que tem 30, 50 ou até mesmo 100 atrações inclusas, mas quando você olha, se interessa só por 2 ou 3 delas, e as outras não pagaria para entrar se fosse separado.
Outro ponto é que não podemos confiar somente nos valores que eles dizem custar cada atração, pois várias tem descontos, ou mesmo dias e horários grátis. Muitos deles inflam os valores mostrados no site para parecer que é uma oportunidade imperdível.
Esses passes podem ser comprados para um número determinado de dias, e nesses dias você pode fazer o máximo de atrações possíveis. Vale a pena lembrar que se a atração é longe, como o Castelo de Versalhes, de Chantilly, Fontainebleu, a Disney, e outras atrações assim você acaba passando muito tempo no transporte que poderia estar visitando outras atrações.
Outra coisa pra se levar em consideração é o que já falamos nesse post sobre os museus que são gratuitos no primeiro domingo do mês! Se você puder aproveitar esse dia provavelmente não compense um passe, já que os museus mais caros serão gratuitos.
Os diferentes passes de Paris
Nenhum dos passes inclui entradas para a Torre Eiffel. Vamos falar sobre ela em um outro post, mas precisa ser comprada separada.
Paris Pass
O Paris Pass pode ser comprado para 2, 3, 4 ou 6 dias consecutivos.
O Paris Pass é um conjunto do Paris Museum Pass mais o ônibus de Hop on e Hop off, passes de trem, metro e ônibus e um cruzeiro no Sena, por isso é o mais caro.
Os preços são:
- 2 dias – 109 euros
- 3 dias – 129 euros
- 4 dias – 149 euros
- 6 dias – 169 euros
Um aviso que tem bem escondido no site. Ele inclui o Paris Museum Pass, mas se você comprar um passe de 3 dias vai receber um Museum Pass de apenas 2 dias, portanto se você for comprar esse passe sugiro comprar o de 4 dias ao invés de 3.
Paris Museum Pass
O Paris Museum Pass pode ser comprado para 2, 4 ou 6 dias consecutivos.
É o único que não inclui ônibus, cruzeiro e transporte público, por isso o mais barato.
Você pode comprar o Paris Museum Pass pelo site e depois levar a confirmação de compra até um dos dois escritórios para trocar pelo cartão, ou comprar diretamente o cartão em um dos pontos de venda, que pode ser nos aeroportos de Paris, algumas estações de metrô ou no próprio museu que vai visitar (aqui tem a lista completa de pontos de venda). Nós compramos o nosso na primeira parada que foi a Saint Chapelle.
Os preços são:
- 2 dias – 52 euros
- 4 dias – 66 euros
- 6 dias – 78 euros
Paris PassLib
O Paris PassLib é diferente dos passes acima. Você não compra ele por dia, e sim um combo de atrações. Pode ser comprado para 3, 5 ou 6 atrações.
Os preços são:
- 3 atrações – 35 euros
- 5 atrações – 69 euros
- 6 atrações – 119 euros
Vale a pena comprar o passe? E qual deles, o Paris Pass, o Museum Pass ou o PassLib?
PassLib vale a pena?
Primeiro falando sobre o PassLib. Aqui tem algumas pegadinhas, por exemplo o Louvre não pode ser escolhido no passe mais barato, somente no de 69 ou 119 euros.
Nesse passe você também pode escolher a parte mais baixa da Torre Eiffel, mas se você pagasse ela seria mais barato. Então apesar de ter a opção de escolher ela com uma das atrações, não vale a pena.
Fiz várias combinações, por exemplo se você escolher os dois museus mais caros Louvre (15 euros) e Orsay (16 euros), ainda teria mais 38 euros em 3 atrações mais baratas. Nesse caso o Pass Lib não vale a pena. Melhor comprar as entradas dos museus de Paris separadas mesmo!
E entre o Museum Pass e o Paris Pass?
Fazendo uma comparação entre esses dois, no modelo de 2 dias comprar o Paris Pass custa 57 euros a mais do que o Museum Pass. Esse valor deveria o extra do HopOn HopOff, do transporte público e do passeio de barco no rio Sena. Esse passeio de barco é encontrado por 14 euros, e o HopOn HopOff custa 35 euros. O passe de metro de dia inteiro custa 5,80 euros por dia, então se você deseja usar tudo isso valeria o valor extra (na verdade economizaria 3 euros).
Então porque eu comprei o Paris Museum Pass ao invés do Paris Pass?
Como eu falei nesse post aqui sobre os passes de metro de Paris, se você deseja visitar atrações mais distantes como a Disney, palácio de Versalhes e os aeroportos, compensa muito comprar um passe semanal de metro por 23 euros. Como a gente já havia comprado esse passe, não valia a pena comprar o Paris Pass que incluía o metro.
Além disso consideramos que seria melhor fazer o passeio de barco do Rio Sena um outro dia com mais calma (quando você compra o passe dos museus acaba andando muito durante as visitas, então estará sempre bem cansado!).
Uma análise sobre o Paris Museum Pass
Nós compramos o passe somente de 2 dias pois não ficaríamos muito tempo na cidade. Se eu fosse ficar mais tempo compraria passes mais longos e vou te explicar o porquê com os valores.
Havia algumas atrações que eram obrigatórias a visita. Sua lista pode ser diferente da minha, mas no geral elas são bem parecidas pra todo turista que vem conhecer Paris pela primeira vez. Esses são os valores das entradas dos museus disponíveis no Paris Museum Pass pra comprar na porta de cada um deles hoje, em Agosto de 2021.
- Museu do Louvre – 15 euros
- Saint Chapelle – 11,50 euros
- Arco do Triunfo – 13 euros
- Museu do Exército (onde está o Napoleão) – 14 euros
- Museu d´Orsay – 16 euros
- Museu L´Orangerie – 12,50 euros
Fiz todas essas atrações em dois dias. Se fosse pagar separado sairia 82 euros e o passe me custou apenas 52 euros! Uma baita economia!
Se eu fosse ficar mais tempo em Paris, compraria o Museum Pass dos 6 dias e visitaria mais essas atrações:
- Panteão – 11,50 euros
- Museu Rodin – 13 euros
- Museu Picasso – 14 euros
- Castelo de Versalhes – 27 euros
- Villa Savoye – 8 euros
- Castelo de Fontainebleu – 13 euros
- Castelo de Chantilly – 17 euros
- Museu do Ar e Espaço – 14 euros
Essas atrações extras custariam mais 117,50 euros e a diferença entre os passes seria de apenas 26 euros. Se você deseja visitar só o Castelo de Versalhes já vale a pena comprar o Paris Museum Pass de mais dias.
Olá! Bom dia, muito boa a matéria! Fiquei apenas com uma dúvida, quando compro o Paris museum pass estando no Brasil, como recebo o card? Vcs poderiam informar? Obrigado
Bom dia Alberto! Com o email de confirmação você troca pelo passe no primeiro museu que visitar