França

O que comer na França – Tradicionais e estranhas

Depois de um mês na França chegamos a uma lista completa de tudo que você deve comer quando estiver aqui passeando! Todos esses pratos são encontrados facilmente em restaurantes e até mesmo no supermercado!

Antes que me perguntem, o pãozinho francês que comemos no Brasil não é bem francês. Na época da primeira guerra mundial, alguns brasileiros ricos viajavam para a França e na volta explicavam para seus cozinheiros como era um pão no exterior, e os cozinheiros criaram um do jeitinho brasileiro. Então nem adianta chegar em uma padaria famosa em Paris pedindo um pão com queijo e um pingado que não vão te entender.

Veja também esse post sobre como preparar um piquenique bem francês com vista pra Torre Eiffel!

O que comer na França: As refeições tradicionais francesas

Magret de Canard (ou peito de pato)

Macio e suculento, coberto com uma camada de gordura, ótimo com um bom vinho. Esse prato é tipo nosso filé mignon, feito em ocasiões especiais, mas disponível em qualquer restaurante, a qualquer hora do dia! As vezes servidos com molhos de frutas como laranja, frutas vermelhas ou manga.

O que comer na França – Magret de Canard

Ratatouille

Criado no século 18 em Nice, no litoral sul francês, esse prato é um ensopado de diversos legumes, criado na época para comer tudo o que sobrava da colheita dos agricultores. Seus ingredientes principais são a berinjela e o tomate, mas pode agregar diversos legumes. Em 2007 o filme da Pixar sobre o ratinho cozinheiro fez o termo ser famoso, mas no fundo nada ter a ver com rato!

O que comer na França – Ratatouille

Coq au vin

Diz a lenda que o prato surgiu no ano 50 a.C. quando o imperador romano Júlio Cesar cercou uma aldeia dos gauleses (tipo Asterix) e o chefe do lugar mandou um galo de briga como oferta de paz. Júlio Cesar cozinhou o galo no vinho e convidou o chefe para um jantar. Originalmente o prato é feito com carne de galo, mas pode ser trocado por frango.

O que comer na França – Coq au vin

Crepe

O crepe já é famoso no mundo inteiro, mas o original é bem específico, criado na Bretanha, a parte norte da França (comemos lá onde visitamos Rennes e o Monte St Michel, lembra?). É feito com o trigo preto que foi trazido da Ásia na época das Cruzadas e se adaptou bem ao clima da região. Não é usada uma panela ou frigideira, e sim uma chapa quente com uma colher em formato de T. Geralmente tem entre 33 e 55 cm e pode ser feito doce ou salgado.

O que comer na França – Crepe

Quiche Lorraine

Nem o Quiche nem o Lorraine são palavras francesas, na verdade são termos em alemão pra Torta de Lorena, uma região na fronteira da França com Alemanha que já foi muito disputada entre os países. A torta é a base de ovos e creme de leite e se adiciona um recheio de carne e queijo ou somente queijo.

O que comer na França – Quiche Lorraine

Croque Monsieur

Resumindo: Misto quente! A diferença de comer no Brasil e na França(e que faz total diferença) é que de umas décadas pra cá os franceses começaram a colocar um molho bechamel por cima, esse molho branco! e combina completamente!

O que comer na França – Croque Monsieur

O que comer na França: As refeições tradicionais pra eles, mas diferentes pra gente

Steak Tartare

O tartar em geral pode ser feito para com carne de boi (mais famoso na França, por isso o nome Steak) ou peixe, geralmente salmão para comer assim mesmo. É servido cru com um ovo também cru em cima, e vários temperos que atuam pra eliminar qualquer tipo de bactéria que poderia existir ali. Geralmente é comido com torradas.

O que comer na França – Steak Tartare

Raclette

O meu preferido dessa lista para comer na França! É como um fondue, só que melhor. Pode ser encontrado em restaurantes um prato pronto, ou um esquema tipo fondue mesmo. Nós fomos em um restaurante em Paris chamado Le Chalet Savoyard que você escolhe um tipo de queijo e ele traz até a mesa meia roda desses bem grandes, de uns 3kg, junto com uma resistência elétrica pra aquecer. O queijo fica aquecendo até derreter e você coloca um prato embaixo que pode ter carne, batata ou legumes! É incrível!

O que comer na França – Raclette

Moules Frites

Esse prato é um combinado de mexilhões e fritas. A porção normal é de 1kg por pessoa, mas não se assuste, esse peso é na maioria das conchas dos mexilhões que vão ficar pra trás. O prato é servido desde 1875 no norte da França e Bélgica (lá que eu comi!). Costuma ser barato, encontrado por 15 euros mesmo em locais mais requintados da França, mas a melhor forma de comer é sentado no bar com os amigos, como aperitivo mesmo!

O que comer na França – Moules Frites

Pernas de Rã

Como o próprio nome diz, são as pernas da esposa do sapo! No fundo tem gosto de peixe, então não tem muita graça não, além de tirar fotos pra mostrar pros amigos. A grande desvantagem aqui é que vem pouquíssima carne! É o mesmo problema que vejo naqueles caranguejos que a galera gosta de comer no Nordeste Brasileiro que vem com o martelinho pra quebrar a casca. Muito trabalho pra pouca recompensa.

O que comer na França – Pernas de Rã

Escargots

Escargots nada mais são do que caramujos! São criados especialmente para alimentação em vários países, então são limpinhos. Feitos com um molho de ervas ficam uma delícia! É possível encontrar até enlatado! Na minha opinião a única desvantagem é que ele é servido ainda na concha, então precisa ir tirando um por um.

O que comer na França – Escargots

Foie Gras

Essa é controversa! A tradução é fígado gordo, já que eles engordam o pato ou o ganso com comidas pouco saudáveis até ele ficar doente e vendem essa iguaria. Em SP foi proibido a venda e produção em 2015, e na época o chef Jacquin do Masterchef até foi contra a proibição, que logo depois caiu por ser considerada inconstitucional. O Chef voltou aos jornais agradecer ao prefeito por ter feito propaganda do prato, e agora vários novos clientes apareceram.

O que comer na França – Foie Gras

O que comer na França: As sobremesas

Macaron

É um pequeno biscoito entre 3 e 5cm (geralmente dá pra dar duas mordidas se for com calma). Casca macia e crocante e recheio cremoso. É encontrado na França em todos os lugares possíveis. Já comemos o da Rodoviária, o da loja chique da Champs Elysee, o do McDonalds e até o que era sobremesa do restaurante de sushi. Nos lugares mais conceituados eles custam 2 euros cada um!

O que comer na França – Macaron

Creme Brulee

Se você está se preparando para viajar para a França e pesquisando tudo deve ter ouvido falar do filme Amelie Poulin. Um clássico do cinema, no filme a Amelie trabalha em um restaurante chamado Café de Deux Moulins, que é um restaurante real que todo mundo visita em Montmartre, e a sobremesa que ela come é o Creme Brulee. Essa casca é açúcar caramelizado e você deve bater nela com a colher para quebrar e o recheio é de creme! Um aviso: O creme Brulee que servem no café do filme é bem fraquinho, bem caro, e o atendimento bem ruim!

O que comer na França – Creme Brulee

Éclair

Na minha terra a gente chama isso de bomba de chocolate! Feito com massa choux e recheio que pode ser de chocolate, chocolate branco ou caramelo, a diferença de comer o brasileiro e o da França está na leveza da massa e do recheio! Apesar de eu gostar muito do nosso que parece recheado com nutella ou brigadeiro, o francês é feito com um creme bem leve, tipo um flan. Experimente para poder comparar e volta me dizer qual você prefere!

O que comer na França – Eclair

Profiterole

Outro bem conhecido no Brasil (que eu chamo de Carolina). A diferença de novo fica por conta da massa e do recheio que são mais leves! Em alguns lugares você encontra esses recheados com sorvete, aí é sucesso!

O que comer na França – Profiterole

4 Comments

  • Allan e felipe

    Vcs estão impossíveis
    Como manter a dieta vendo isso ?

    26 de agosto de 2021 at 19:38 Reply
  • O que fazer em Montmartre Paris - Sacre Couer e mais - Destino de Casal

    […] que ela trabalhava aqui! A sobremesa mais famosa é o Creme Brulee (aproveita pra ler o post sobre comidas famosas da França) que custa em torno de 8 euros. Pra ser sincero a sobremesa aí não foi tão boa, além de cara, e […]

    27 de agosto de 2021 at 19:27 Reply
  • Autorização para viagem de menor nacional | Online | De Lugar Nenhum

    […] Destino de Casal contou pra gente o que se come na França e as comidas tradicionais e estranhas. […]

    29 de agosto de 2021 at 11:18 Reply
  • 4ª Semana do BEDA 2021: Os Melhores Posts para Voce Aproveitar

    […] blog tem um conteúdo muito legal que fala sobre comida também dessa forma, O que comer na França-Tradicionais e estranhas mostrará tudo sobre a alimentação neste país maravilhoso. De fato a […]

    29 de agosto de 2021 at 12:08 Reply
  • Leave a Reply