Tutoriais

Como abrir uma conta no exterior estando no Brasil

Quando estamos planejando uma viagem para o exterior sempre colocamos na ponta do lápis todos os gastos. Geralmente cerca de 30% do valor ia para a hospedagem (mas agora estamos economizando com o TrustedHouseSitters), cerca de 20% para a alimentação (que também vai ter um post bom aqui sobre o TooGoodToGo), e os outros 50% divididos entre passagens e passeios. O que muita gente deixa de levar em consideração é que pagando tudo isso com o cartão de crédito brasileiro você acaba com um gasto de mais de 10% acima, só de taxas! A melhor forma de evitar isso é abrir uma conta no exterior, e ensinamos aqui o passo a passo que fizemos para abri-la online, mesmo estando no Brasil.

Vantagens de ter uma conta corrente no exterior

  • Abertura da conta 100% online
  • Possibilidade de transferir seu dinheiro de reais e armazenar em Euros, evitando que uma alta no câmbio impacte sua viagem
  • Cartão de débito internacional, que pode ser usado em qualquer país sem custo
  • Seguro viagem, de bagagem e de roubo de aparelho celular (somente no plano mais caro da conta corrente)
Tela de abertura de conta corrente do N26 em euros

Por que escolhi o N26 como meu banco no exterior para conta corrente em euros

Eu tenho uma conta corrente nos Estados Unidos que me fornece um cartão de débito em dólares da Visa, e dois cartões de crédito da Amex também em dólares. O cartão de débito tem o problema de cobrar uma taxa de uso no exterior de 3%, parecida com o nosso IOF. Os cartões Amex não possuem essa taxa, mas em vários estabelecimentos na Europa.

Na União Europeia, independente de onde sua conta foi aberta, ela pode ser usada em qualquer país por causa dos acordos comerciais. Procurei em diversos bancos algum que me desse a opção de abrir a conta corrente online, mas todos eles pediam alguma comprovação de residência, ou passaporte europeu, ou visto de longa duração, e não temos nenhum destes itens no momento.

O N26 é um banco criado na Alemanha em 2013, com a identidade totalmente digital assim como o Nubank no Brasil. Seu objetivo é se expandir globalmente de forma rápida. Hoje ele já funciona na maioria dos países da Europa, Estados Unidos, e tem planos para começar a funcionar no Brasil em breve. Ele é utilizado por vários brasileiros que moram no exterior, como nosso amigo Robba do blog De Lugar Nenhum.

Como abrir a conta corrente sem precisar de um passaporte europeu

Para abrir sua conta corrente no N26 é necessário escolher o país que ela será baseada. Hoje as regras do Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Espanha dizem que é necessário apresentar o comprovante de residência, mas para abrir com sede em Portugal não é necessário.

Como conseguir um endereço em Portugal

Você vai precisar de um endereço em Portugal, pode ser de um amigo ou do hotel que você vai se hospedar e pode receber o cartão. Caso você não tenha planos de viajar para Portugal agora e prefere receber seu cartão no Brasil uma opção é um serviço de redirecionamento postal. Eles recebem toda a sua correspondência e embalam em um pacote só para enviar para qualquer endereço que você quiser no mundo! Esse serviço é muito utilizado para quem faz compras no exterior e quer receber no Brasil, mas isso é assunto para outro post.

Nossa sugestão e utilizar o site Euro Fast Box, que é o site que usamos e vimos vários outros brasileiros utilizando com sucesso para sua conta no N26. O cadastro é gratuito e bem simples. Ele vai te mostrar um endereço de Portugal que você utilizará no N26. Não esqueça de colocar também o complemento, que é o seu número de identificação quando as cartas chegarem. Após a chegada do cartão você pode cadastrar seu endereço brasileiro e pedir para que eles façam o envio. Sua correspondência pode ficar até 30 dias com eles sem custo, caso você deseje reunir mais pacotes. Geralmente o custo do envio para o Brasil fica em torno de 9 euros.

Abertura da conta no N26

Após o cadastro e criação do seu endereço português, você está pronto para abrir sua conta corrente no exterior online! Siga por esse link pelo computador ou celular até o site do N26 e selecione Portugal como país. Preencha com seus dados pessoais e número de celular brasileiro.

Na tela seguinte preencha com os campos de endereço que você recebeu do EuroFastBox. Não se esqueça do complemento! Depois são dados como sua nacionalidade e cidade e país de nascimento e por fim qual seu status empregatício e senha desejada.

Os passos seguintes acontecem no aplicativo que você deve baixar para dar continuidade a verificação de identidade.

No aplicativo

No aplicativo são necessárias algumas checagens de segurança.

  • Foto dos dados do passaporte
  • Foto do Holograma do passaporte
  • Video Selfie pra mostrar que o rosto é real

Após isso seu aplicativo é liberado, e o cartão chega em até 10 dias úteis!

Cartão de Débito N26 da sua conta no exterior

E sobre a legislação brasileira?

Abrir uma conta no exterior é legal e bem descrita no imposto de renda. Caso você tenha um valor inferior a 100 dólares americanos na conta no dia 31 de dezembro não é nem necessário declará-la no imposta do renda. Caso o valor seja superior a esse, você pode declarar sob o tópico de ativos no exterior.

You may also like

1 Comment

  • Renata Marques

    O n26 é ótimo! Também utilizamos ele!

    10 de agosto de 2021 at 02:53 Reply
  • Leave a Reply