Paris

7 museus e monumentos gratuitos no 1° domingo do mês em Paris

Quando você se perguntar a melhor época de visitar Paris, tente agendar sua visita para ter o 1° domingo do mês livre na cidade, e com o passe de metro pra andar livremente! No 1° domingo de cada mês todos os museus nacionais são gratuitos para todos em Paris! Isso significa uma fila grande (portanto se você vai comprar o Paris Pass lembre-se de não usar nestes museus neste dia), mas também uma economia gigante!

Segue uma lista de 7 museus e monumentos gratuitos pra se visitar no 1° domingo do mês em Paris! Aproveitem e usem os euros economizados para aquele piquenique com champanhe na Torre Eiffel na segunda feira! Vale a pena conferir no site oficial antes da sua visita pois as regras podem mudar a qualquer momento. Antigamente até o Louvre era de graça no primeiro domingo do mês, depois foi no sábado a noite, agora é sempre pago.

Não deixe de ver também a lista de museus que são sempre gratuitos em Paris!

Museu d´Orsay

A grande sensação desse museu é seu relógio gigante que permite belas fotos com a roda gigante no fundo (como essa nossa abaixo)! Seu prédio era uma antiga e importante estação ferroviária de Paris construída em 1898. O museu possui obras de arte de Cézanne, Van Gogh, Monet, Manet, Matisse, Rodin e Degas (uma lista de respeito). Não deixe de ver o auto retrato de Van Gogh (esse você deve lembrar das aulas do colégio), a escultura de bailarina de Degas (feita em cera mas com cabelo humano real) e a maquete da Ópera de Paris (é impressionante o tanto de andares de backstage). Seu preço normal é 16 euros e a entrada é das 10hs as 16hs no domingo. É necessário reservar pelo site.

Relógio do Museu D´Orsay em Paris

Museu L´Orangerie

O museu de um quadro só! Da primeira vez que a Soraya me disse isso só dei risada e achei que não valeria a pena nem a caminhada até ele, mas me impressionei. O museu abriga o quadro The Water Lillies de Monet. O quadro é formado por 8 painéis com 91 metros de extensão no total, praticamente um quarteirão inteiro. Ocupa duas salas ovais do museu. Outra curiosidade é que Monet pintou o quadro especialmente para ser abrigado ali, e ainda ajudou na arquitetura, exigindo que houvesse um teto transparente para que a luz do sol pudesse entrar e refletir no quadro. O museu fica no Jardim de Tuileries, atrás do Louvre, com entrada aos domingos das 9h30 as 17hs. Necessário reservar pelo site!

Torre da Catedral de Notre Dame

Infelizmente ainda está fechada por causa do incêndio que a destruiu em Abril de 2019, mas assim que reabrir deve retomar suas visitas gratuitas todo 1° domingo do mês. A igreja mais importante e conhecida de Paris. Até hoje não achei uma explicação do motivo pelo qual suas torres são achatadas, e não com pontas como igrejas tradicionais (vou deixar anotado pra perguntar quando as visitas voltarem). A catedral foi construída em 1163, isso foi mais ou menos na mesma época da Pirâmide de Chichen Itza e da cidade asteca de Tenotchitlan no México. São 400 degraus para chegar no topo de seus 40 metros de altura e ter uma vista incrível.

Saint Chapelle

Construída em 1248 para ser a capela do palácio real (que hoje não existe mais), ela foi desenhada para abrigar a coroa de espinhos de Cristo. Conta-se a história que a coroa foi comprada do imperador de Constantinopla por um valor maior do que três vezes o gasto para a construção do prédio. Para curiosidade, a coroa de espinhos foi movida depois para a Catedral de Notre Dame onde ficou em exposição em um relicário até 2019 quando aconteceu o incêndio. Hoje a igreja é considerada uma das mais bonitas de Paris com seus vitrais roxos! É gratuita somente durante a baixa temporada, de Novembro a Março, das 9h as 17hs.

Saint Chapelle em Paris

Conciergerie

Colado com a Saint Chapelle, o Conciergerie é o vestígio mais antigo da França antiga, da época em que a França era somente a ilha principal de Paris. É possível visitar a sala dos guardas, a sala principal e a torre do relógio. Durante a revolução francesa a Conciergerie foi utilizada como prisão para as 2278 que seriam julgadas e morreriam na guilhotina, incluindo Maria Antonieta. É gratuita somente durante a baixa temporada, de Novembro a Março, das 9h30 as 18hs.

Panteão

Com seus 110 metros de comprimento e 84 metros de altura, o Panteão foi construído em 1758 para ser uma igreja, mas hoje é o local de homenagem de pessoas não militares como:

  • Alexandre Dumas (escritor de Os Três Mosqueteiros e Conde de Monte Cristo)
  • Louis Braille (criador do Braille para deficientes visuais)
  • Marie e Pierre Curie (ganhadores do Prêmio Nobel)
  • Rene Descartes (Criador da filosofia e matemática modernas)
  • Voltaire (filósofo do Iluminismo)

Gratuito de Novembro a Março, das 10hs as 18hs.

Arco do Triunfo

Criado em 1806 por Napoleão Bonaparte com o objetivo de comemorar suas vitórias militares, tem inscrito em suas paredes os nomes de 128 batalhas e 556 generais. Todos os desfiles militares começavam passando em sua abertura, que de tão larga, em 1978 um piloto conseguiu voar com seu biplano pelo centro.

A sugestão aqui é chegar pouco antes do pôr do sol! Assim você consegue ver a cidade de dia, e também a noite, incluindo o momento em que se acendem as luzes da Torre Eiffel. O monumento fica no início da Champs Elysee. Gratuito no 1° domingo do mês em Paris, de Novembro a Março, com entrada das 10hs as 21h45.

E se eu não estiver em Paris para os gratuitos do 1° domingo do mês?

Além dessa lista dos gratuitos no 1° domingo do mês , há outros museus e monumentos que são sempre sem custo para visitar em Paris. Veja o nosso outro post sobre o assunto. Caso você não esteja na cidade nestas datas, compensa comprar o Paris Pass e visitar o máximo possível por um custo mais baixo.

You may also like

1 Comment

  • Felipe Estevez

    Amei o seu roteiro por Paris!! Melhor ainda saber que existe um dia que eles são de graça. Ótima dica!

    15 de agosto de 2021 at 12:54 Reply
  • Leave a Reply