Se há uma pergunta que nos fazemos em todas as viagens é: mas e aí? O que vou fazer lá? O fazer nas Maldivas além dos resorts? O que são Ilhas Locais e Ilhas privadas?
Pelas Maldivas há diversos passeios para fazer e vai variar de cada ilha/resort se você quiser passar 1 mês sem repetir passeio ou atividade vai conseguir! Vamos falar um pouco dos mais famosos.
Cruzeiro com os golfinhos – O que fazer nas Maldivas?
Esses animais dão um show à parte quando o assunto é encantar! Ele pode ser combinado com outro passeio ou um exclusivo para procurá-los, mas nunca é certeza que vai encontrá-los. Eles ficam livres pelo mar e é com a passagem do barco que eles aparecem, assim, como se estivessem tentando desafiar a passagem.
Portanto vai ter que contar um pouco com a sorte para vê-los. Vimos eles um um passeio ao sandbank (banco de areia), no meio do trajeto eles deram a graça e nos tiraram muitos sorrisos e gritos de euforia!
Ver os plânctons à noite – O que fazer nas Maldivas?
Esse é um fenômeno que acontece em alguns lugares do mundo e nas Maldivas é um deles.
Quando chegar à uma ilha pergunte se normalmente eles aparecem por lá (se disserem não, não acreditem na primeira pessoa, perguntem mais) e qual a praia. Há noites em que são mais intensos, noites que nem aparecem, aquela questão de sorte quando se envolve natureza. A dica aqui é evitar os lugares mais iluminados e as noites de lua cheia, pois fica mais difícil de ver. Pergunte também sobre o melhor horário, pois pode ser bem depois do pôr do sol.
Snorkel – O que fazer nas Ilhas Maldivas?
Para fazer snorkel você pode pegar um passeio que te leva até algum recife ou fazer no entorno de onde estiver ficando. Perto das ilhas já dá pra ver muita coisa e se você levar seu equipamento poderá desfrutar dessas águas transparentes e repleta de vidas marinhas quando quiser.
Mas tomem cuidado com as correntes, sempre pergunte sobre elas, nunca vá ao mar sozinh@. Nós fizemos snorkel em Dhiffushi, Maafushi e Dhangethi, em todas vimos vários animais. Mas em Dhangethi foi um espetáculo à parte: vimos tartarugas, moreias, tubarão, arraia, baiacu, peixe leão, lesma do mar, vários tipos de corais (super coloridos).
Visitar um sandbank – Ilhas Maldivas
Várias ilhas oferecem o passeio ao banco de areia e, na minha opinião, é um dos mais bonitos das Maldivas, não importa muito onde seja. Há opção de almoços, de ficar sozinho lá e depois alguém ir te buscar.
Nós tivemos 2 experiências: em Dhiffushi e em Maafushi, na primeira vez pegamos um passeio particular e foi incrível, ter aquele pedacinho de terra só pra gente foi indescritível. Na segunda vez ele estava incluso no meio de um passeio e nós almoçamos por lá, igualmente lindo, só achamos um pouco desconfortável almoçar por lá porque tem zero infraestrutura, mas a vista compensou tudo!
Nadar com os tubarões lixa
Esse era um passeio que tínhamos dúvida se faríamos, porque a chance de alimentarem os tubarões é bem grande, perguntamos em muitos lugares e a maioria dizia que não alimentava, então partimos.
Eles realmente não fazem nada com você ficam lá tranquilos, parece que nadando com curiosidade, eles acabam encostando em você e comentaram que nunca tiveram nenhum acidente, realmente os tubarões lixa não tem essa fama de agressivos.
O dia em que fomos a correnteza estava muito forte e precisamos do auxílio de uma corda para nos segurarem, com isso eles encostavam mais facilmente e deu pra perceber como eles parecem uma lixa mesmo.
Esportes aquáticos nas Ilhas Maldivas
Jet ski, caiaque, banana boat, parasail, vela… ai o que não falta são esportes náuticos por aqui. Ou o hotel/resort disponibiliza para aluguel ou há agências especializadas nisso na ilha.
Pesca nas Ilhas Maldivas
Esse foi um passeio que decidimos não fazer, não nos chamou muita atenção. Acontece geralmente no final do dia e você pesca sem usar vara, só com uma linha e anzol, depois ainda dá pra comer o peixe que pescou.
Mergulho
Se você é adepto a esse esporte, então esse passeio não pode faltar! Com visibilidade de 20/25m os mergulhos na águas límpidas e quentes das Maldivas são repletos de animais.
Dependendo da ilha você pode ver tubarões baleia (na região de Dhigurah), tubarão lixa, tubarão de recife, arraias, manta arraias (baía de hanifaru), tartarugas, polvos, lulas… é uma vida subaquática muito intensa. Caso nunca tenha feito, esse é sem dúvida um lugar para se experimentar!
Day pass em uma das ilhas resort
Já que está na terra dos resorts luxuosos, por que não?
A ilha de Maafushi é onde tem mais opções de passeios de 1 dia para os resorts de areia branca e ai depende de como cada resort estabelece as regras.
Os preços variam bastante, alguns incluem apenas a entrada, outros o pacote all inclusive, outros tem até o uso da cabana por algumas horas. Na alta temporada corre-se o risco do resort estar lotado e não abrir para Day use.
Jantar romântico na praia de areia branca
A verdade é, esse mar é lindo até de noite! Poder jantar contemplando o mar, com a brisa e ouvindo as ondas é maravilhoso.
Nós fizemos na ilha de Dhiffushi e foi o próprio hotel que montou pra gente, pegamos um cardápio simples e custou 25$ por pessoa. Em outras ilhas esse preço sobre, depende da disputa do espaço na praia, custando uns 125$ em média.
Uma ótima opção é um piquenique ao pôr do sol.
Fazer um curso de mergulho nas Ilhas Maldivas
Por incrível que pareça a Ilha Maafushi tem um preço ótimo para mergulho, até mesmo se comparar com alguns lugares do Brasil.
Então por ser um lugar ótimo pra mergulhar, com excelente visibilidade, vida marinha e águas calmas, é também um lugar ótimo para fazer o curso (não é tão barato como Tailândia e Egito). Fiz meu curso de FreeDiving básico com a Maafushi Dive e custou 250$, seria o mesmo preço de São Paulo, com a diferença que em São Paulo eu faria o curso na represa e aqui foi no oceano índico.
Caso queira saber mais sobre as Ilhas Maldivas e qual ilha visitar não deixe de conferir esse post. Não esqueça que as Maldivas são um país islâmico, então nada de carne de porco. Nosso post sobre o que fazer nas Maldivas te animou?
1 thought on “O que fazer nas Maldivas? Atualizado com nossas experiências 2023”