Quando você pensa em Hawaii uma das primeiras coisas que vem à mente é o surf! Surf no Havaí são praticamente sinônimos. E eu tinha o sonho de surfar em Wakiki, principal praia de Honolulu, capital do Hawaii.
Eu, marinheira de primeira viagem, ou seria surfista, nunca tinha surfado. Andando de stand-up paddle até que sim e me aventurei fazendo yoga na prancha. Mas será que seria capaz de surfar? As vezes pensava que nem tinha mais idade pra isso, 36 anos, isso até parece ser coisa de jovenzinho.
Ao marcar a viagem para lá não podia perder a oportunidade de tentar realizar esse sonho e ter aulas no point mais famoso para o esporte.
Pois bem, fui atrás de uma escola e entendi que as aulas particulares, apesar de serem mais caras, davam mais resultados. As suas chances de ficarem em pé na prancha aumentavam: uma porque você não teria que esperar sua vez para a atenção do instrutor. E outra porque ele estaria vendo você 100% do tempo e corrigindo conforme necessário.
Foi ai que encontrei a Kahu Surf School, que atende muitos brasileiros que vão até Honolulu no Havaí e querem surfar pela primeira vez ou querem uma aula para se aprimorar.
Marquei a aula cedo, 7h da manhã. Quanto mais cedo menos gente no mar. E não pensem que esse horário é muito cedo porque a cidade começa a se mexer até antes.
Como foi a Aula de Surf no Havaí
A escola fica em Wakiki mesmo, apenas duas quadras de distância da praia e é lá mesmo que tive as primeiras instruções fora da água. Mas antes preenchi o formulário de responsabilidade, afinal, mesmo as ondas pequenas tem seus riscos.
Na escola tem duas pranchas no chão e o instrutor ia ensinando e eu copiando. Ali tudo pareceu muito fácil. Ele foi bem paciente, tudo que eu não entendia repetiu com calma e tranquilidade, prestando atenção nos meus movimentos já fora da água pra ver se eu fazia tudo certo. Também passou instruções de segurança, não só para mim, mas para os que estiverem a minha volta – tipo direção defensiva.
Fomos pra praia, não tivemos que levar nenhum prancha, as da escola já ficam disponíveis pra você usar na praia mesmo. As aulas acontecem bem em frente à estátua do lendário Duke.
História do Surf no Havaí
Duke Kahanamoku foi um nadador e surfista havaiano que ficou conhecido como o “pai do surfe moderno”. Nascido em 1890, ele popularizou o surfe fora do Havaí e ajudou a torná-lo um esporte global.
Além disso, Duke foi um nadador excepcional, ganhando cinco medalhas olímpicas entre 1912 e 1924. Seu carisma e habilidade fizeram dele um embaixador do país.
Aulas Práticas de Surf
Sem enrolação já fomos para a água e aqui eu tiro o chapéu para a escola, não tive que fazer esforço nenhum. Levaram a prancha até a água, me ajudaram a colocar a GoPro, aliás se vocês não tiverem uma e quiserem gravar a aula eles oferecem a opção de alugá-la.
A primeira lição colocada em prática é a remada. Deitada na prancha eu tive que usar os braços para remar, saber nada é essencial para que você faça a aula com segurança. Confesso que achei esse o momento mais difícil, meus braços ardiam de tanto que eu remava e parecia que nunca ia chegar. O instrutor ia com uma facilidade!
Não precisa ter medo quando as ondas vão ao seu encontro, já na escola ele dá algumas dicas de como passar por elas sem tomar um caldo. E as dicas funcionam mesmo!
Passada a arrebentação das ondas ficamos esperando uma onda boa chegar, o instrutor me disse que eu não tinha que fazer nada, apenas esperar e que quando fosse a hora de eu levantar eu deveria fazê-lo.
Nem deu tempo de pensar a onda já veio, ele me deu um empurrão, que em um momento comum deveria ser eu a remar, e gritou: Stand up!
Pegando Onda na Praia de Waikiki
Gente, eu preciso confessar que não achei difícil. Claro que os primeiros movimentos que você ainda está em 4 apoios e tem os pés e as mãos ainda na prancha são mais fáceis. Pra levantar os braços deu aquele medo de cair, mas me lembrei de quando aprendi a andar de bicicleta: tinha que olhar pra frente e confiar para não cair.
Foi tão gostoso sentir a sensação de flutuar sobre o mar que eu não acreditava, ria feito criança! O vento batia no rosto deixando o momento ainda mais especial. Aquela insegurança de que só depende de você e da sua estabilidade para ficar em cima da prancha não é todo dia que a gente sente.
Acho que por fazer yoga muitos anos foi um pouco mais fácil para mim. O movimento que tem que fazer para ficar em pé é um dos básicos da yoga e faz parte da Saudação ao Sol – quem faz yoga vai entender.
Agora preciso reforçar mais uma vez que ter feito a aula particular fez muita diferença, consegui ficar em pé na prancha 5 vezes, não tive que revezar com ninguém o instrutor e a atenção foi voltada toda para mim.
Ele observou que pé que sempre ia para frente era o mesmo que estava prendendo a prancha, então fizemos o ajuste no mar mesmo e realmente facilitou para pegar novas ondas.
Como Escolher a Escola de Surf no Havaí
Na Kahu Surf School o máximo são 4 alunos, o que acho ótimo, se você for em uma aula com 10 ou 15 pessoa provavelmente vai tentar pouquíssimas vezes pegar a onda e vai sair da aula frustado ao invés de realizado. Mas se a grana permitir realmente indico fazer você e o instrutor.
Claro que quando a aula acabou e fui ver os vídeos entendi que não foi uma onda gigante, afinal estava apenas começando não é mesmo? Me lembrei das aulas de esqui, parecia que estava tão rápida descendo o morrinho que quando via o vídeo perguntava se tinha gravado em câmera lenta.
Eu realmente aconselho vocês a fazerem uma aula de surf na lendária Wakiki, que experiência incrível! Esse foi um item e tanto da bucket list!
Vão fazer uma viagem para os Estados Unidos? Não deixem de conferir nossos post por lá! AQUI