Luang Prabang, Laos é uma cidade deslumbrantemente bela, situada na confluência dos rios Mekong e Nam Khan. É famosa por sua bem preservada arquitetura tradicional laociana, cultura vibrante e cenários naturais diversos.
Esta encantadora cidade oferece uma riqueza de experiências, desde a exploração de espetaculares templos budistas até o passeio de barco nas águas do Mekong.
Quer você esteja em férias curtas ou em uma estadia mais longa em Luang Prabang Laos, aqui estão algumas das melhores atrações para fazer e ver neste destino vibrante.
Visite as Cascatas de Kuang Si
Nenhuma visita a Luang Prabang Laos está completa sem uma parada em Kuang Si Falls. Localizada a apenas alguns quilômetros fora da cidade, esta majestosa cachoeira é uma das mais belas atrações naturais do Laos.
A água desce em cascata por uma série de formações calcárias escalonadas e cria uma magnífica piscina turquesa no fundo.
Há também várias piscinas menores e cachoeiras para você explorar, tornando-a o local perfeito para uma tarde relaxante. Não se esqueça de trazer seu traje de banho, pois há uma área de natação perto do fundo.
A maioria das pessoas acaba alugando uma scotter para chegar às cascatas, que fica a cerca de 30km da cidade. Há locadoras por toda parte, e o valor normal era de 150 mil kips para o dia inteiro em Novembro de 2022, ou cerca de 46 reais.
Como nós não sabemos andar de scooter, e estávamos com mais um casal brasileiro, decidimos pegar um tuk tuk que nos levou até o local e esperou, tudo por 250 mil kips.
Não esqueça a sunga e o biquini!
E se você achava que seria algo bem rústico, já percebe que está enganado logo na entrada. Apesar da entrada custar 25 mil kips (ou menos de 8 reais), há banheiros, catracas eletrônicas e até um carrinho de golfe elétrico que te leva até as cascatas.
São 4 áreas, mas apenas em três é permitido o banho. Ficamos mais tempo na primeira, porque nem sabíamos da existência das outras.
A área estava bem vazia, só com mais uma ou duas pessoas na água enquanto estávamos ali. A água era bem fria, mas como estava muito calor foi impossível deixar passar.
As áreas pra cima estavam bem mais cheias, e uma delas parecia especialmente para os jovens animados que pulavam da cascata e das árvores na água. Por fim era possível subir até a parte de trás da cachoeira principal. Todo o passeio levou cerca de 3 horas, mas dá pra passar o dia lá.
Centro de Resgate de Ursos
Geralmente quem vai até ali se interessa pelas águas frias da cachoeira. Mas há uma outra atração no mesmo lugar que, por si só, já vale o passeio.
Gerenciada pela ONG Free Bears, há um centro de preservação de ursos negros com mais de 100 animais.
A medicina chinesa considera a bile do urso negro como um remédio poderosíssimo, e por isso fazendeiros da região começaram a criar os ursos para extrair sua bile, da forma mais cruel possível!
Hoje essa utilização é desencorajada, mas ainda tem gente que paga muito pelo produto. Por esse motivo já não existe nenhum urso negro selvagem. Todos estão em cativeiro, e caso fossem soltos na natureza, algum caçador os pegaria.
É possível ver os ursos se divertindo em redes e pneus no local. A entrada está incluída no preço das cascatas.
Explore o Templo Wat Xieng Thong em Luang Prabang Laos
Luang Prabang é o lar do famoso Templo Wat Xieng. Os visitantes podem explorar o terreno do templo, admirar a arquitetura intrincada e aprender sobre a história de Luang Prabang.
Esse é o templo mais antigo de Luang Prabang, construído em 1560.
Além do templo principal, há também um museu com artefatos do passado do templo, assim como um café e uma loja vendendo lembranças e outros bens.
Esse é o templo mais bonito da cidade, com suas parede pintadas com o tema de navegação e um prédio especialmente construído para abrigar um barco tradicional do Laos feito em Luang Prabang.
Participe do ritual Alms Giving (Ronda das Almas) dos Monges no nascer do sol
Participar do ritual de dar comida aos monges ao nascer do sol é uma experiência inesquecível.
Esta prática antiga, chamada também de Ronda das Almas, vem ocorrendo em Luang Prabang Laos há centenas de anos e acredita-se que traz boa sorte e abundância para aqueles que participam.
À medida que o sol nasce, centenas de monges com vestes de açafrão alinham as ruas e aceitam ofertas dos crentes.
O ritual é uma demonstração solene e reverente de devoção e é uma visão surpreendente para se contemplar.
Não deixe de trazer uma pequena doação de alimentos (ou comprar no local) para os monges e se vestir adequadamente para a ocasião.
O ritual hoje, com a chegada dos turistas em massa
Nós havíamos lido antes que com o passar dos anos a cerimônia se desprendeu da sua tradição original. Como era um ritual muito bonito e único no mundo, cada vez mais turistas começaram a participar.
Chegou a um ponto que havia tantos turistas dando alimentos aos monges todos os dias que os locais não viam mais motivos para sair de casa pela manhã para participar.
Além disso, alguns deles começaram a vender os alimentos aos turistas, de forma cada vez mais agressiva, entrando na frente dos monges, gritando e tirando a beleza do ritual.
Quando chegamos até a parte principal da rua já dava pra ver que eram somente turistas pelas calçadas, e locais com suas barraquinhas e cestinhas para vender o arroz grudento.
Os monges recebem tanta comida, que no final do quarteirão ficam algumas pessoas necessitadas com seus baldes, e os monges colocam ali a comida que acabaram de receber.
Pelo menos alguma coisa boa acontece ali.
Então nem devo acordar cedo para fazer parte da Ronda das Almas?
Sei que pareceu que estou só falando mal da cerimônia, mas na verdade é interessante participar sim, primeiro porque a cerimônia é bem bonita, e segundo para reparar como o turismo desenfreado para acabar com tudo. É algo bem interessante para fazer em Luang Prabang Laos.
Veja o pôr do sol no monte Phousi em Luang Prabang Laos
Se você está procurando a maneira perfeita de acolher a beleza de Luang Prabang Laos, não deixe de acrescentar a observação do pôr-do-sol do Monte Phousi ao seu itinerário.
Suba ao topo da colina e será recompensado com uma vista deslumbrante sobre a cidade e o campo ao redor, à medida que o sol se põe e o céu se enche com um caleidoscópio de rosas e laranjas.
Você também poderá explorar os numerosos templos e santuários pontilhados ao redor da colina, e aprender sobre a história da cidade.
Uma viagem ao topo do Monte Phousi é uma das experiências mais inesquecíveis que você pode fazer em Luang Prabang Laos.
A escada que dá acesso ao monte fica na rua principal, bem em meio a cidade e ao lado do mercado noturno. A entrada custa 20 mil kip, e fica bem cheio de turistas.
Experimente a culinária laociana local
Para uma experiência culinária única, você não vai querer perder a culinária local laociana em Luang Prabang.
Os pratos do Laos são uma deliciosa mistura de sabores e ingredientes tailandeses, chineses e vietnamitas.
Experimente o popular prato de sopa de macarrão Khao Soi, que é frequentemente servido com vegetais, ervas e especiarias, ou o saboroso Sai Oua de lingüiça do Laos.
Não esqueça de provar a salada de papaia estilo Lao-, que frequentemente contém tomates, alho e um tempero ácido e picante.
Para uma experiência verdadeiramente autêntica, faça uma aula de culinária onde você pode aprender a fazer seus próprios pratos laocianos.
Há vários restaurantes na cidade para experimentar as comidas locais. Nós gostamos muito de alguns que ficam ali na beira do rio Mekong.
Cada dia comemos em um, então nenhum especial para indicar. E para o jantar, vá até o mercado noturno, que falamos mais ali embaixo.
O mercado mais bizarro do mundo!
Há várias feiras matutinas onde os locais compram e vendem frutas, legumes e carnes. Aqui já fica um alerta gigante!
Não é para quem tem coração ou estômago fracos. Vimos ratos e sapos, vivos e mortos. Muitos pássaros de todo tipo, incluindo gansos, pombos e corvos.
Passamos por uma carne ainda com patas que lembravam tatu (ou pangolim).
Mas o mais bizarro de todos, e a coisa mais triste que já vi em toda a minha vida viajando, foram pernas de cachorro ainda presas a carne.
Ainda usamos o tradutor do celular e mímica para tentar descobrir se estávamos errados, mas a pessoa vendendo tudo isso nos confirmou.
Algumas pessoas podem achar que é hipocrisia falar mal da carne de cachorro, e comer vaca, porco e frango. E é mesmo.
Quem sabe um dia eu não viro vegetariano de vez. Hoje eu sei que isso seria o certo, mas não faço.
Bicicleta pelos templos e palácios de Luang Prabang Laos
Para uma experiência verdadeiramente única, faça um passeio de bicicleta pelos templos e palácios ao redor de Luang Prabang Laos.
Seu guia o guiará por alguns dos locais mais icônicos da cidade, incluindo Wat Mai, Wat Long Khoung e Wat Xieng Thong.
Pelo caminho, você aprenderá sobre a fascinante história do Laos e sua cultura. O passeio de bicicleta é uma ótima maneira de explorar a cidade de uma forma descontraída e descontraída, permitindo que você conheça os pontos turísticos e os sons do lugar.
Além disso, você também pode parar para lanches ou bebidas pelo caminho quando precisar de algum combustível.
É uma ótima maneira de ter um olhar de perto e pessoal sobre a beleza e a história de Luang Prabang Laos.
Além do templo Xieng Thong que citamos ali em cima, vale a pena uma parada no palácio real e no templo Haw pha bang, que dá o nome a cidade.
Passe também pela ponte de bambu, que é construída todo ano pela mesma família em Luang Prabang Laos que cobra um pequeno pedágio pela passagem, e destruída também todo ano pelas chuvas.
Se não quiser passear de bicicleta, há sempre a opção de caminhar, já que a cidade é bem pequena, ou mesmo tuk tuk e alugar uma scooter.
Faça um passeio de barco pelo rio Mekong
Uma das atividades mais únicas e emocionantes que você pode fazer em Luang Prabang Laos é fazer um passeio de barco no rio Mekong.
O Mekong é um vasto e sinuoso rio que corre através de seis países do sudeste asiático, e proporciona um cenário deslumbrante para um passeio de barco de lazer.
Você pode alugar um barco e fazer um cruzeiro ao longo do rio por algumas horas, desfrutando da beleza serena do Mekong e de seus exuberantes arredores.
O passeio de barco é uma ótima maneira de relaxar e desfrutar da atmosfera tranqüila de Luang Prabang.
Quando estiver passeando pela orla do rio Mekong vai encontrar vários barqueiros oferecendo passeios privados e grupos com saída ao por do sol e visita as cavernas.
Encerre seu dia no mercado noturno de Luang Prabang Laos
Nenhuma viagem para Luang Prabang Laos está completa sem uma visita aos mercados noturnos. Eles são um ótimo lugar para comprar lembranças, provar pratos locais e levar a vida noturna.
Os mercados estão abertos do final da tarde até tarde da noite e oferecem uma grande variedade de produtos, desde artesanato artesanal, têxteis, antiguidades e jóias até comida de rua, lanches e bebidas.
Você pode encontrar algo para cada orçamento aqui e é uma ótima maneira de experimentar a cultura e a energia da cidade.
Não deixe de trazer algum dinheiro, pois a maioria dos vendedores não pode aceitar cartões de crédito.
As barraquinhas ficam bem no centro da cidade, e a parte de alimentação conta até com mesas e bancos. Comemos ali todos os dias, sempre misturando comidas de várias barracas.
Na rua ficam os vendedores de artesanato, souvenirs e roupas.
Uma dica especial é procurar alguns produtos bem rústicos feitos de metal. Como o Laos foi muito bombardeado pelos EUA durante a guerra do Vietnã, até hoje a população encontra destroços de bombas, feitas de um alumínio muito resistente.
Eles derretem esses restos e fazem objetos como colheres e chaveiros! Tem souvenir mais único do que levar pra casa um chaveiro feito em Luang Prabang Laos com metal que caiu do céu dos americanos?
Falei mais sobre isso no post sobre o que fazer em Vientiane, a capital do Laos. Não deixe de ler.
Onde se hospedar em Luang Prabang Laos
Como a cidade é bem pequena, você não deve ter problemas em relação a localização.
Há alguns hotéis mais caros que ficam bem no centro histórico, onde é possível ver até a caminhada dos monges sem sair do quarto.
Nós ficamos na pousada Nocknoy Lanexang Guesthouse Luang Prabang Laos, que apesar de simples, era muito confortável e pertinho de tudo.
Não nos arrependemos e voltaríamos com certeza! A diária custou cerca de 100 reais sem café da manhã.
Não deixe de visitar Luang Prabang quando estiver no Laos
Em conclusão, Luang Prabang Laos é um destino surpreendente para os viajantes de todas as idades. Desde os impressionantes templos e mosteiros budistas do Laos até as belas cachoeiras e a natureza imaculada, há algo para todos apreciarem.
Quer você queira relaxar e se aprofundar na cultura, quer se tornar ativo e explorar o ar livre, há infinitas atividades para fazer em Luang Prabang Laos. É um lugar de beleza, espiritualidade e cultura que não deve ser perdido.
1 thought on “Luang Prabang Laos – 8 coisas imperdíveis para fazer!”