Introdução
Mesmo que você seja assim como eu, pouco fanático pela futebol, você precisa conhecer o Museu da Fifa Zurique, um lugar que vai te fazer vibrar como se estivesse no Maracanã lotado!
Nós visitamos o museu da Fifa em Zurique duas vezes, já que ele e de graça para quem tem o passe de trem. A primeira vez foi durante a pandemia e estava super vazio!
Pudemos brincar nos jogos do museu várias vezes seguidas já que não havia ninguém na fila.
A segunda vez no museu foi agora em Março de 2023 e já estava bem cheio. Nossa sugestão é separar um bom tempo para aproveitar a visita, mesmo com fila.
O que é o Museu da Fifa Zurique e por que visitar?
O Museu da Fifa Zurique é uma espécie de paraíso para os amantes do futebol. Inaugurado em 2016, este museu da Fifa conta a história do esporte mais popular do mundo, desde suas origens até os dias atuais.
Portanto, se você já sonhou em ver de perto as chuteiras do Pelé, ou mesmo entender por que o Maradona foi tão controverso, esse é o lugar para você!
O museu abriga o troféu original da Copa do Mundo da FIFA, chamado de Taça Jules Rimet. Este troféu foi concedido ao Brasil em definitivo após a seleção brasileira conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1970.
No entanto, a taça original foi roubada e nunca mais recuperada. O museu da FIFA em Zurique possui uma réplica perfeita do troféu original.
E porque ele está na Suíça?
O Museu da Fifa está localizado em Zurique, na Suíça, porque a sede da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação) também está sediada nesta cidade.
Zurique é considerada um centro financeiro e comercial global, o que facilita a organização e a logística para a FIFA.
Além disso, a Suíça possui tradição de neutralidade política, o que é uma vantagem para uma organização internacional como a FIFA, que lida com federações de futebol de diferentes países e contextos políticos.
Além da FIFA, várias outras organizações tem museus e sedes na Suíça, como a Cruz Vermelha, a ONU e o Comitê Olímpico (aliás, esse museu é incrível e uma hora vou fazer um post sobre ele, mas ele não fica em Zurique, e sim em Lausanne).
Como chegar ao Museu da Fifa Zurique?
O Museu da Fifa Zurique está localizado na bela cidade de Zurique, na Suíça. Então, pegue seu passaporte, vista sua camisa verde e amarela (ou a de seu time favorito) e embarque nessa aventura!
A cidade é bem servida por transporte público, e o museu da Fifa fica a uma curta caminhada da estação Enge.
E pra chegar na Suíça?
Não tem voos diretos do Brasil para Zurique, então o melhor é fazer uma escala em outro país europeu e aproveitar a viagem para conhecer mais um destino.
Para ver as passagens mais baratas utilize o WayAway que busca em todas as companhias e ainda dá cashback.
Quando já estiver na Suíça a melhor opção é comprar um passe de trem Swiss Travel Pass.
Ele dá acesso a todos os trens do país, incluindo aqueles cênicos mais bonitos, e também centenas de museus grátis, incluindo este da FIFA.
Nós já falamos sobre o passe Swiss Travel Pass neste post aqui.
O que ver e fazer no Museu da Fifa Zurique?
Aqui estão algumas das atrações imperdíveis no Museu da Fifa Zurique:
- A história do futebol: Você sabia que o futebol tem origens milenares? Pois é, no museu você vai descobrir tudo sobre a evolução do esporte ao longo dos séculos. Tem bolas antigas, história dos campeonatos e muitas fotos.
- Galeria de Camisas: Uma coleção com as camisas de todas as seleções, ordenadas por cor, como se fosse um arco íris global. A Fifa tem 211 países membros, portanto 211 camisas!
- Troféus e conquistas: Já sonhou em ver de perto a taça da Copa do Mundo? No Museu da Fifa Zurique você pode! Além disso o segundo andar é quase completamente em torno das copas. Cada mural tem objetos, fotos e história de uma edição da copa.
- Exposições interativas: Além das exposições tradicionais, o museu da Fifa conta com áreas interativas para adultos e crianças. Tem vários jogos para você mostrar sua habilidade com a redonda. E tem também videogames pra geração millenial.
- Cinema: Reviva os momentos mais emocionantes das Copas do Mundo passadas em uma sala de cinema! Um filme rápido (de uns 15 minutos) mas super emocionante.
- Loja do museu da Fifa: Leve um pedacinho do Museu da Fifa Zurique para casa com você! A loja conta com uma grande variedade de itens temáticos. Procure pelas camisas autografadas. Encontramos até dos astros Zidane, Ronaldinho e Pelé.
Curiosidades da Copa do Mundo no Museu da Fifa em Zurique
- Chocolate Diamante Negro: O chocolate Diamante Negro, fabricado pela Lacta, foi lançado em 1939 no Brasil em homenagem ao jogador de futebol Leônidas da Silva. Leônidas ficou conhecido como “Diamante Negro” devido ao seu desempenho brilhante na Copa do Mundo de 1938, na qual foi artilheiro com 7 gols.
- Única Copa do Mundo com 13 seleções: A primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai, contou com a participação de apenas 13 seleções. Esse número cresceu nas edições subsequentes, e hoje, 32 seleções participam do torneio.
- Brasil: Único país a participar de todas as edições: O Brasil é o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo da FIFA desde a primeira, em 1930. Além disso, a seleção brasileira é a mais bem-sucedida na história do torneio, com 5 títulos.
- Copa do Mundo de 1950: Maracanazo: Na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, a seleção brasileira perdeu para o Uruguai em um jogo histórico conhecido como “Maracanazo”. A partida, disputada no Estádio do Maracanã, teve um público estimado em 200.000 espectadores, um dos maiores já registrados em um jogo de futebol.
- A maldição do campeão: Em algumas edições da Copa do Mundo, a seleção campeã na edição anterior acabou eliminada na fase de grupos do torneio seguinte. Isso aconteceu com a França em 2002, a Itália em 2010 e a Alemanha em 2018.
Mais curiosidades:
- Gol mais rápido da história das Copas: O gol mais rápido em uma Copa do Mundo foi marcado por Hakan Şükür, da Turquia, na Copa de 2002, na partida contra a Coreia do Sul. Şükür marcou o gol em apenas 11 segundos após o início do jogo.
- 40 anos sem gol de goleiro: O único gol marcado por um goleiro em uma Copa do Mundo foi feito pelo colombiano René Higuita em 1986. Desde então, nenhum outro goleiro marcou um gol no torneio.
- O gol fantasma: Na Copa do Mundo de 1966, a Inglaterra venceu a Alemanha Ocidental na final com um gol polêmico, conhecido como “gol fantasma”. O árbitro suíço Gottfried Dienst validou o gol, mesmo com a bola não tendo ultrapassado completamente a linha do gol. A Inglaterra venceu a partida por 4 a 2 e conquistou seu único título mundial.
- A Taça Jules Rimet roubada e recuperada: Em 1966, a Taça Jules Rimet, troféu original da Copa do Mundo, foi roubada enquanto estava em exposição em Londres. Felizmente, ela foi encontrada alguns dias depois, embrulhada em jornais, por um cachorro chamado Pickles. (Mas depois ela foi roubada novamente e agora só tem uma réplica no museu da Fifa!)
- Melhor jogador jovem: Pelé é o jogador mais jovem a marcar um gol em uma Copa do Mundo e também o mais jovem a ganhar o torneio. Ele tinha apenas 17 anos quando estreou na Copa do Mundo de 1958 na Suécia e marcou seu primeiro gol na competição.
- Pelé também se tornou o jogador mais jovem a marcar um hat-trick (três gols em uma partida) em Copas e a marcar em uma final, ajudando o Brasil a conquistar seu primeiro título mundial.
Onde se hospedar em Zurique?
Se você está planejando uma visita ao Museu da Fifa Zurique, aqui estão algumas opções de hotéis próximos:
- FIFA Hotel Ascot: Este hotel luxuoso está localizado bem próximo ao museu da Fifa e oferece quartos confortáveise elegantes. Ideal para quem busca conforto e estilo durante a estadia em Zurique.
- B2 Boutique Hotel + Spa: Se você deseja relaxar após um dia de exploração no museu, este hotel boutique com spa é uma ótima opção. Afinal, quem não merece uma massagem depois de aprender tanto sobre futebol?
- ibis Zurich City West: Uma opção mais econômica, mas ainda assim confortável e bem localizada. Perfeito para quem quer economizar para gastar mais na loja do museu da Fifa!
- 25hours Hotel Zurich West: Este hotel moderno e descolado oferece uma experiência única aos hóspedes. Se você procura algo diferente e criativo, este é o lugar certo.
- TrustedHouseSitters: Hospedagem grátis na Europa! Pra quem nos segue no instagram sabe que já ficamos em casas grátis em 13 cidades da Europa e do mundo, em troca cuidando dos animais de estimação das pessoas. Na Suíça ficamos 20 dias em Berna com cachorros salsicha! Se quiser ler mais sobre isso tem nosso post especial.
Dicas para aproveitar ao máximo sua visita ao Museu da Fifa Zurique
- Reserve pelo menos 3 horas para explorar o museu da Fifa Zurique: assim você terá tempo suficiente para ver tudo com calma e curtir cada atração.
- Use calçados confortáveis: afinal, você vai andar bastante pelo museu do futebol da Fifa e não vai querer perder nada por causa de dores nos pés.
- Leve uma câmera ou celular com bastante espaço para fotos: você vai querer registrar cada momento dessa visita incrível!
- Chegue cedo: o museu do futebol costuma ser menos cheio pela manhã, então aproveite para ter uma experiência mais tranquila e sem filas.
- Não tenha medo de interagir com as exposições: o Museu da Fifa Zurique é feito para ser vivido e explorado, então aproveite ao máximo!
Perguntas Frequentes
Agora, chegou a hora das 10 perguntas frequentes que podem ajudar a tirar suas dúvidas e planejar sua visita ao Museu da Fifa Zurique:
- Qual é o horário de funcionamento do Museu da Fifa Zurique? R: O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras.
- Quanto custa o ingresso para o Museu da Fifa Zurique? R: Os ingressos custam 24 CHF (francos suíços) para adultos, 14 CHF para crianças de 7 a 15 anos e entrada gratuita para crianças menores de 6 anos. Se você tiver o Swiss Travel Pass entra de graça!
- O Museu da Fifa Zurique possui audioguia? R: Sim, o museu do futebol oferece audioguias em várias línguas, inclusive português.
- O Museu da Fifa Zurique é acessível para cadeirantes? R: Sim, o museu do futebol é totalmente acessível e conta com elevadores e banheiros adaptados.
- Há estacionamento no local? R: Não há estacionamento no próprio museu da Fifa, mas existem opções de estacionamento público nas proximidades.
FAQ
- É possível fazer visitas guiadas no Museu da Fifa Zurique? R: Sim, o museu do futebol oferece visitas guiadas para grupos mediante reserva prévia.
- O Museu da Fifa Zurique possui restaurante ou café? R: Sim, o museu do futebol conta com um café e um restaurante onde você pode fazer uma pausa para recarregar as energias.
- Posso tirar fotos no Museu da Fifa Zurique? R: Sim, é permitido tirar fotos no museu para uso pessoal,mas é proibido o uso de flash, tripés e drones. Lembre-se de respeitar as regras e os outros visitantes durante sua visita.
- É possível realizar eventos no Museu da Fifa Zurique? R: Sim, o museu do futebol oferece espaços para eventos corporativos e sociais, como festas e reuniões. Consulte o site do museu da Fifa para mais informações.
- Qual é a melhor época para visitar o Museu da Fifa Zurique? R: O museu do futebol pode ser visitado durante todo o ano. No entanto, se você deseja evitar multidões, é recomendável visitar durante a baixa temporada, como nos meses de novembro a março.
Conclusão Museu do Futebol da Fifa Zurich
O Museu da Fifa Zurique é uma visita obrigatória para todos os fãs de futebol e de história.
Com suas exposições interativas, atrações emocionantes e ambiente divertido, visitar o museu possui experiências únicas que vai fazer você se sentir parte do mundo do futebol.
Então, prepare-se para embarcar nesta aventura e se divertir como nunca antes!
E, quem sabe, você pode até aprender uma ou duas jogadas no museu da Fifa para impressionar seus amigos na próxima pelada!
Saiba mais sobre a Suíça
Leia também nossos outros posts da Suíça, como Nosso primeiro Roteiro de trem, e as cidades de Basel, St Gallen e Gruyeres.
2 thoughts on “Museu da Fifa Zurique: quando a bola e a diversão rolam juntas!”