Burgos é uma bela região da cidade da comunidade autônoma de Castilla y León, Espanha. A cidade é conhecida por seus muitos marcos históricos e seu cenário pitoresco no meio da Cordilheira Cantábrica. Burgos também é um destino popular para os turistas que vêm experimentar a cultura e a atmosfera únicas da cidade.
Passei pela cidade enquanto percorria o Caminho de Santiago em Junho de 2022 e me encantei! Normalmente se dorme apenas uma noite em cada cidade para continuar seu caminho no dia seguinte, mas decidi permanecer por mais uma noite para mostrar para vocês tudo que deve ser visitado, e porque incluir essa cidade em seu roteiro pelo Norte da Espanha.
Além da famosa Catedral de Burgos, a cidade também abriga muitos outros edifícios e locais históricos, incluindo o Castelo de Burgos, a Igreja de San Esteban e o Museu da Evolução Humana.
Minha sugestão é permanecer duas noites na cidade, o que vai permitir conhecer as principais atrações de Burgos sem tomar tempo de outras cidades que também devem ser visitadas no Norte da Espanha, além de aproveitar a noite da cidade com seus bares, drinks e tapas. Esses são os pontos turísticos que visitei:
– Catedral de Burgos (ou de Santa Maria)
– Castelo de Burgos
– Arco de Santa Maria
– Igreja de San Lesmes
– Museu de Evolução Humana
História de Burgos, Espanha
Antes de entrar nos detalhes do que fazer em Burgos, vale entender um pouco da história do lugar, já que praticamente todas as atrações são da época da Idade Média. A parte mais antiga de Burgos é a Cidade Velha, que remonta aos séculos XI e XII. É composto por ruas estreitas e sinuosas com lojas, casas e igrejas. A igreja gótica de San Salvador de Burgos é o marco mais famoso da Cidade Velha e também uma das igrejas mais antigas da Espanha. O edifício de estilo mudéjar data de 1421 e apresenta belos arcos e ornamentação expressiva.
Mas, espere! Tem mais! A Catedral de Burgos é a cereja do bolo, uma verdadeira obra-prima gótica, e não é à toa que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Localizada na região de Castela e Leão, ela foi construída no século XIII, durante o reinado de Fernando III, aquele que os espanhóis chamam de “El Santo”. Dá pra imaginar quantas histórias esse lugar guarda, né?
Uma volta no tempo
Passear pelo centro histórico de Burgos é como dar um pulo no passado. Sabe aquela máquina do tempo que o Dr. Brown inventou em “De Volta para o Futuro”? Pois é, em Burgos, não precisamos dela! O centro histórico é um verdadeiro labirinto de becos, praças e construções medievais que vão fazer você se sentir como se estivesse em um episódio de “Game of Thrones” (sem os dragões, é claro!).
As Praças de Burgos Espanha
Falando em praças, não deixe de visitar a Plaza Mayor, o coração da cidade. Lá, você vai encontrar bares, restaurantes e lojinhas, além de uma atmosfera vibrante e alegre. Se você gosta de um bom “tapeo” (a arte de comer tapas) e uma cervejinha gelada, a Plaza Mayor é o lugar certo! Afinal, quem não gosta de tapas, né? É como a brincadeira de aperitivos que temos no Brasil, só que com um toque espanhol!
Agora, um pouco de história mais pesada: Burgos também teve um papel importante durante a Guerra Civil Espanhola, servindo como sede do governo franquista. A cidade guarda, portanto, muitas histórias e lembranças desse período conturbado da história espanhola. E, como dizem por aí, conhecer o passado é fundamental para entender o presente e construir um futuro melhor.
Mas de onde vem esse nome? O que são Burgos da Idade Média?
Apesar da origem da palavra não ser concreta, entende-se que a palavra Burgos é originária do Gótico, que significa cidade murada. Os Burgos na Idade Média eram as partes ricas das cidades, onde moravam os Burgueses, já que o resto da população que era mais pobre trabalhava e vivia nas fazendas fora das muralhas.
É interessante notar como essa divisão de classes se manifestava no planejamento urbano da época. Enquanto as muralhas protegiam os abastados burgueses de ataques externos e garantiam uma vida mais tranquila e segura, os trabalhadores pobres precisavam se virar nos arredores da cidade. Mas, como diz o ditado, “o que não tem remédio, remediado está”, e esses trabalhadores aprenderam a sobreviver e a criar comunidades fortes e unidas fora das muralhas.
Na verdade, essa origem gótica da palavra Burgos está diretamente relacionada à arquitetura e ao estilo de vida da época. As cidades muradas eram estruturas imponentes e funcionais, que serviam não apenas como fortalezas, mas também como centros administrativos e comerciais. Eram, em essência, o coração e a alma das cidades medievais.
Muralhas de Burgos Espanha
As muralhas de Burgos, como em outras cidades medievais, eram feitas de pedra e possuíam torres de vigia e portões fortificados. Essas muralhas protegiam não apenas os habitantes, mas também os tesouros e as riquezas da cidade, como igrejas, palácios e obras de arte. Os burgueses, por sua vez, desfrutavam de uma vida confortável e cheia de privilégios, enquanto os trabalhadores rurais se esforçavam para garantir a subsistência de suas famílias.
Mas não pensem que as muralhas eram apenas para afastar os pobres e manter a elite protegida! Elas também desempenharam um papel crucial na defesa das cidades durante períodos de conflito e guerra. Graças a essas muralhas, muitas cidades, incluindo Burgos, conseguiram resistir a cercos e ataques de inimigos, garantindo sua sobrevivência ao longo dos séculos.
Hoje em dia, as muralhas de Burgos, bem como de outras cidades medievais, são um testemunho fascinante da história e da evolução social e arquitetônica. Ao visitar esses locais, podemos ter uma ideia de como era a vida naquela época e apreciar as habilidades e técnicas utilizadas pelos construtores e arquitetos medievais. E, é claro, é uma ótima oportunidade para tirar fotos incríveis e compartilhar com os amigos nas redes sociais!
O que visitar em Burgos, Espanha
Catedral de Burgos
A cidade de Burgos é mais conhecida por sua catedral histórica, uma das mais bonitas da Espanha e mais famosa do Caminho de Santiago, que data do século XII. Originalmente construída como um mosteiro, a catedral foi transformada em catedral depois de se tornar independente do mosteiro em 1074. A catedral está agora cercada por igrejas que aumentam o interesse arquitetônico da cidade. Ela é realmente muito linda, mas na minha opinião não se compara com a beleza dos vitrais da Catedral de Leon. A Catedral é a quarta maior da Espanha, e a maior Catedral Gótica da Europa.
Dentro da Catedral de Burgos há uma capela menor com um Cristo crucificado. A lenda diz que seus cabelos e barbas crescem e devem ser aparados. Também é possível ver uma arca que pertenceu a El Cid, antigo cavaleiro espanhol.
Castelo de Burgos Espanha
Apesar de hoje existirem apenas ruínas, a história do castelo é muito interessante, portanto vale a visita. Além disso, ali do Castelo temos a melhor vista da cidade e da Catedral de Burgos.
O Castelo foi construído no ano 800 e existiu por 1000 anos. Até que Napoleão aconteceu. Quando teve a briga com João VI, rei de Portugal, Napoleão pediu permissão à Espanha para atravessar o País com suas tropas para invadir o “descobridor do Brasil”. Mas durante a passagem acabaram se instalando e não saíram mais. Os soldados Espanhóis criaram uma resistência, e com o apoio dos soldados portugueses (o jogo virou, não é mesmo?) conseguiram expulsar as tropas napoleônicas. Mas o general não desocupou o castelo facilmente. Encheu ele de bombas e explodiu tudo (ainda esqueceu de avisar cerca de 200 de seus próprios soldados que morreram ali também).
Também podem ser visitados os túneis que traziam água ao castelo e ficam a 60 metros de profundidade. Quando eu fui eles estavam fechados pois não havia um guia, mas parece interessante.
Arco de Santa Maria
Burgos era uma cidade murada, portanto precisava de alguns portões para acessar o seu interior. O único deles que existe até hoje é o Arco de Santa Maria. Todo decorado, ele é um acesso a Catedral da cidade espanhola. São centenas de pequenas esculturas no arco que ficam iluminadas a noite.
Hoje a muralha foi substituída por prédios comerciais e apartamentos, o que torna o Arco de Santa Maria ainda mais belo e único. Ainda existe no local um museu de Arte Sacra.
Igreja de San Lesmes de Abad
A igreja tem esse nome pois ali está sepultado o padroeiro da cidade de Burgos, San Lesmes. Antes da construção da Igreja havia ali uma pequena ermita com sua sepultura, que foi derrubada em 1380 por ordem do rei por estar junto a muralha. Hoje possui o púlpito de pedra mais bonito de Burgos.
Museu da Evolução Humana
Próximo a Burgos está localizado um sítio arqueológico muito famoso. Em Atapuerca foram encontrados alguns dos crânios humanos bem conservados mais antigos do mundo. O museu mostra esses artefatos e conta a história da ocupação na região.
Onde se hospedar em Burgos, Espanha
Eu me hospedei no Albergue Municipal, onde a maioria dos peregrinos de hospedam, mas caso esteja a passeio pela cidade sugiro procurar uma opção aqui no Booking.com ao lado da catedral.
E depois de Burgos?
Leia também nossos posts sobre Barcelona, outra cidade incrível da Espanha.
3 thoughts on “O que fazer em Burgos Espanha – Linda cidade da Idade Média”