Fizemos um trabalho voluntario na Africa, no Quênia, com as crianças de uma ONG e queremos contar um pouco da nossa experiência pra vocês!
O trabalho voluntário na África tem se tornado um comércio, principalmente com animais, mas também com as crianças. Chegam a cobrar R$15 mil por 10 dias de trabalho com animais que se dizem resgatados (mas que foram forçadamente tirados de suas mães) e crianças que dizem ser órfãs, mas que à noite voltam para suas casas.
A Escolha do Lugar para o Trabalho Voluntario na Africa
Por esse motivo escolhemos um lugar com alguma referência anterior e essa ONG estava na minha cabeça há 4 anos, quando um amigo Espanhol veio dar aulas de Inglês para as crianças.
O Alex fez a ponte com a ONG e percebemos que não tinha um programa de voluntariado específico, mas que a ajuda seria bem vinda. Então partimos!
O que fizemos
Não sabíamos ao certo o que faríamos, mas conversamos antes com o Rage, o diretor da ONG e vimos que o que não faltaria era trabalho (estávamos dispostos a ajudar de qualquer maneira).
Quando chegamos aqui vimos que eles tinham um projeto engavetado para criar uma sala de computadores, nós abraçamos a causa e partimos pro trabalho “pesado” de reformar a sala e criamos uma vaquinha no nosso insta.
Conseguimos arrecadar quase R$15 mil e com isso compramos 8 computadores e 1 Raspeberry (que é como um mini computador) e outras coisas que precisava para montar a sala. Foi bastante trabalho, mas foi gratificante, vimos o brilho nos olhos das crianças!
Essas são algumas fotos dos nossos momentos por lá! O aprendizado foi enorme, mas o desafio também! Temos muito a aprender com esse povo!
O Aprendizado com as Crianças
Com o trabalho voluntario na Africa aprendemos muitas coisas, mas há aquelas lições que ficam pra vida e quando elas são ensinadas por crianças parecem que nos tocam ainda mais.
As lições que conseguimos captar observando foram:
- Dividir: não importa o quão pouco tenha, sempre divida. Mesmo um pequeno pedaço de bolacha com eles não tempo ruim, estão lá dividindo.
- Sempre ajudar, o outro caiu, vou lá e ajudo a levantar. Teve dificuldade, eu tento ajudar e não menosprezar.
- A felicidade mora dentro de você! Não importa o que você tenha, não importa doenças, dinheiro ou dificuldades, a felicidade está ai para ser desfrutada!
- Se comparar com os outro só gera infelicidade. As redes sociais acabou intensificando isso, por isso sempre temos que nos olhar como indivíduos únicos, com passado, presente e futuro! 🥰
- Tudo tem um porquê por trás, sempre temos que tentar entender a atitude do outro dentro de um contexto. Isso aconteceu principalmente no momento da higiene, onde não podemos cobrar algumas coisas em um mundo onde a água é precária.
- Respeite a diferença, somos do mesmo mundo, mas com passados e culturas completamente diferentes e isso que faz o mundo mais belo e complexo!
- Carinho nunca é demais. Um abraço cura muitas feridas!
Como Posso Ajudar em um Trabalho Voluntario na Africa
A gente é cria do mundo corporativo, sempre trabalhamos em grandes empresas fazendo trabalho de escritório mesmo e na nossa cabeça a gente não tinha nada que pudesse ensinar, fazer.
Nós chegamos achando que a única coisa que conseguiríamos ajudar era dar aulas de inglês, mas chegando vimos que tinha muita coisa a ser feita: decidimos ajudar a montar o centro de computação e dar aulas disso!
Quando a pessoa é médica, dentista, costureira, professora de dança e afins parece que já está certo ali o que pode fazer! Mas e a gente? Será que a gente não podia ajudar com nada?
Algumas Opções Para Ajudar
Mas há sim inúmeras possibilidades de ajudar e algumas não dependem da sua profissão. Olha algumas ideias para ajudar em um trabalho voluntario na Africa;
- Ajudar na cozinha, você não precisa ficar responsável pelo tempero, pode fazer trabalhos mais simples como picar legumes e lavar louça.
- Ensinar algum programa de computador, normalmente a carência nesse sentido é grande e o pacote Office que usamos tanto no dia a dia será de grande valia para eles.
- Redes sociais, os produtores de conteúdo que já fazem isso normalmente podem dar uma repaginada na página do lugar, gerar imagens vídeos para projetos futuros.
- Organizar documentos, a vida na ONG sempre é bem corrida e assuntos mais burocráticos como o de documentos fica de lado.
- Entretenimento, quando se trata de crianças parece que a energia não acaba nunca, portanto momentos de entretenimento com aprendizado são bem vindos.
- Ajudar na construção de algo, normalmente esses espaços estão em constante reformulação e você pode ajudar o responsável sobre isso.
- Ajudar a montar um site, produzir um vídeo para “vender”a ONG, buscar projetos na internet onde a organização possa se inscrever, ajudar a captar recursos…
Viram só que infinidade de coisas que dá pra fazer? E cada organização faz um coisa específica que você vai poder ajudar. Pode ter certeza que eles sempre precisam de mais uma mão!
Se Você Quiser fazer um Trabalho Voluntario na Africa
Quem quiser se voluntariar nessa ONG pode mandar uma mensagem no Insta deles @hopeforhope.ke ou manda uma mensagem pra gente que podemos fazer essa ponte com o Rage! Há outras formas de voluntariar como os sites Workaway e Worldpackers, mas sempre chequem as informações sobre a ONG, pois são sites agregadores e eles não fazem isso.
Voamos para o Quênia a partir das Maldivas, que se quiser mais sobre esse destino clique aqui!