Se você voou para algum lugar nos últimos anos deve saber como o processo pode ser cansativo. Se você sai do Brasil para o exterior, a chance é grande que tenha que pegar seu voo ou fazer uma escala em São Paulo, o hub que concentra praticamente todas as companhias aéreas internacionais. E se for em algum voo que não é direto para a cidade que deseja, ainda tem uma outra conexão em um novo país!
E nessas conexões você ainda tem que lidar com salas de embarque lotadas e comida bem acima do preço que valem. Pior do que pagar caro em alguma comida é pagar caro em algo que nem está gostoso! Claro que se você segue as dicas que damos no instagram deve aproveitar as salas vip com comidas e bebidas grátis! Mas passar cinco ou seis horas no mesmo lugar vai ser entediante mesmo com o open bar! Tudo isso muda quando você faz escala em um dos aeroportos desta lista, que tem atrações incríveis para se divertir!
Há muita arte pública dentro e ao redor dos aeroportos, como o Blue Mustang de Denver e a pintura original de Edward Munch no aeroporto de Oslo. A história local também está frequentemente em exibição. Em Nova York, você pode voltar à Era de Ouro das Viagens Aéreas no TWA Flight Center, enquanto em Atenas, você pode voltar à Era de Ouro da Grécia na própria exposição de arqueologia do aeroporto.
O Aeroporto Changi de Cingapura é quase um destino em si, com labirintos, escorregadores, jardins e uma cachoeira de 40 metros, só para citar algumas de suas ofertas. De um cinema em miniatura a um jardim de borboletas, aqui estão algumas atrações fascinantes que você pode encontrar em aeroportos ao redor do mundo.
Hollywood Theater – Aeroporto de Portland, Oregon
Se você estiver no Aeroporto Internacional de Portland (PDX), não precisa se contentar com a tela pequena do seu celular para assistir filmes e séries. Um letreiro escrito Hollywood Theatre brilha no saguão C, atraindo passageiros cansados para se aventurarem em seu interior escuro.
Com 22 lugares e uma lista rotativa de curtas-metragens produzidos localmente, o Hollywood Theatre é uma rara oportunidade de se divertir no aeroporto sem gastar dinheiro (a entrada é gratuita). O próprio teatro, inaugurado em 2017, também representa uma fatia de história de Portland. O Hollywood Theatre real, em tamanho real, fica na Sandy Boulevard, a pouco mais de oito quilômetros de distância. Quando foi inaugurado em 1926, exibia tanto o vaudeville quanto o cinema mudo. Hoje, recebe shows ao vivo, além de exibir filmes modernos e clássicos. O teatro, que não tem fins lucrativos, aceita inscrições para os curtas e documentários exibidos na minisala de cinema do PDX.
TWA Flight Center no aeroporto JFK em Nova Iorque
O Trans World Airlines (TWA) Flight Center foi projetado por Eero Saarinen e construído em 1962 no Aeroporto JFK (então Aeroporto Idlewild). O terminal histórico era futurista e moderno, com uma passarela elevada, relógios antigos pendurados no teto, grandes janelas e uma coleção elegante de espreguiçadeiras de veludo vermelho. O corredor de partida/chegada parecia ter saído direto de James Bond.
O terminal foi um sucesso estético e comercial por décadas, até o início dos anos 2000, quando a TWA foi vendida para a American Airlines e o layout retrô do terminal foi considerado insuficiente para as diretrizes de segurança do século XXI. As funções do TWA Flight Center foram transferidas para o moderno Terminal 5, localizado a leste do edifício agora vazio.
Permaneceu no limbo por anos – intacto, mas inteiramente vazio. Em 2015 – quase 14 anos após seu fechamento – o terminal TWA finalmente encontrou um novo propósito. Em 2019, a sede original abriu como hotel de aeroporto, composto por 505 novos quartos, mantendo muitos dos ícones originais do aeroporto, incluindo o Lisbon Lounge e o Paris Café. O empolgante reaproveitamento do centro de voo nos lembra que nunca é tarde demais ou caro demais para preservar a história.
Aproveita que temos vários posts sobre Nova York, incluindo um sobre a quinta avenida, um sobre o Central Park e atrações e atividades gratuitas na cidade.
Jardim de Borboletas – Aeroporto de Cingapura
No aeroporto de Changi, em Cingapura há um passeio bem diferente: se colocar em meio a centenas de borboletas coloridas. Localizado no Terminal 3, o pequeno habitat tropical é considerado o primeiro jardim de borboletas do mundo em um aeroporto. O jardim de dois andares, que também contém uma cachoeira de seis metros, é dedicado a mostrar uma infinidade de plantas tropicais brilhantes e mais de 1.000 borboletas ao longo de um ano. Cerca de 40 espécies chamam esse santuário de lar, incluindo a borboleta Blue Clipper (Parthenos sylvia) e a borboleta nacional de Cingapura, a borboleta rosa comum (Pachliopta aristolochiae).
Enquanto os visitantes são livres para passear e se maravilhar com a visão das borboletas esvoaçando despreocupadamente das flores para as rodelas de abacaxi estrategicamente posicionadas ao redor do jardim, há também placas educativas e recintos que permitem aos visitantes ver de perto o ciclo de vida da borboleta, desde lagarta para criatura alada. Onde melhor para ver as borboletas levantarem voo antes de voar?
Escorregadores no Aeroporto de Cingapura
“DIVERTIDO” é um adjetivo não muito usado quando se trata de viagens aéreas, mas o Aeroporto de Changi há muito se esforça para mudar isso. Com comodidades acima e além, como uma piscina na cobertura e um espaço de selva interno conhecido como Jewel, não é surpresa que o centro de transporte tenha sido eleito o melhor de seu tipo no World Airport Awards de 2019 da Skytrax – um título que Changi deteve por sete anos consecutivos.
Entre as maravilhas mais funcionais do Aeroporto de Changi estão dois escorregadores gigantes que enviam os viajantes aos seus portões com tanta velocidade quanto diversão. Inaugurado no Terminal 3 em 2010, o escorregador original tem mais de 39 pés de altura em quatro andares como o escorregador mais alto de Cingapura e recordista entre os aeroportos.
Mas os escorregadores não são grátis igual o jardim de borboletas acima! Para se divertir, os viajantes devem ter gasto no mínimo 10 dólares em uma loja ou restaurante no Aeroporto de Changi naquele dia, e os passageiros podem resgatar até 10 passeios dentro de 24 horas. Para aqueles que se inclinam para o tradicional, escadas e escadas rolantes ainda são um meio clássico de chegar a cada portão.
Oficina de Robôs de Pittsburgh
Entre os portões A10 E A12 no Aeroporto Internacional de Pittsburgh, uma loja se destaca das demais. O Robot Repair da Fraley parece ter saído direto da década de 1950 com seu interior azul elétrico aerodinâmico, mas seus produtos são direto do futuro: dezenas de robôs desmontados pendem por todo o espaço, seus fios expostos.
A loja tem todos os acessórios de uma oficina de conserto de eletrônicos de meados do século cujos donos acabaram de sair. É a atenção aos detalhes que define o cenário, com artefatos vintage e invenções futuristas combinadas. Máquinas de escrever e telefones vermelhos grossos ficam ao lado de prateleiras de tinta e ferramentas, enquanto robôs quebrados caem nos cantos. Um raio-x mostra um braço robótico quebrado, enquanto um Manual de Reparo do Robô fica ao lado de um R.A.N. kit (“Rede de Apreensão de Robôs”).
Nada está à venda aqui e, infelizmente, se você tiver um robô, não poderá trazê-lo para conserto. Este é o trabalho do artista de instalação Toby Fraley, que reorganiza a cena encantadora dentro de sua loja regularmente.
Leão de Borracha de Casablanca
No meio do Terminal 1 do Aeroporto Mohammed V de Casablanca, há uma escultura negra de um leão. Uma inspeção minuciosa revelará que a escultura é inteiramente feita de pneus usados e outros materiais reciclados.
O artista por trás do Tire Lion é Lahcen Iwi, cujo talento reside no uso de materiais reciclados para criar esculturas incríveis. Iwi se familiarizou com essa forma de arte ainda jovem, enquanto observava seu pai transformando pneus usados em potes e baldes.
Museu de história de Istambul
Com mais de mil metros quadrados de espaço para exposições, o novo Museu do Aeroporto de Istambul oferece uma alternativa às salas de compras e aeroportos para viajantes com escalas longas. Inaugurado em julho de 2020, o museu reúne centenas de objetos de museus de toda a Turquia. Ele foi projetado para ajudar os viajantes do mundo a experimentar uma seção abrangente de história, arte e cultura em uma única visita. Depois de caminhar por um longo corredor enfeitado com fotos impressionantes da Turquia, os visitantes entrarão em um museu das maravilhas elegantemente aprimorado com tecnologia. Objetos antigos são contextualizados por projeções de vídeo interativas e toda a experiência é intensificada pela iluminação artística.
A primeira exposição do museu foi intitulada “Tesouros da Turquia: Faces do Trono” e abrangeu mais de 3.000 anos de história. Um destaque da exposição foi o Tratado de Kadesh, o primeiro tratado de paz do mundo assinado em 1259 aC entre os egípcios e os hititas. A versão do museu está em hitita, a língua do antigo reino da Anatólia de Hattusa. A versão egípcia, localizada em Tebas, está escrita em hieróglifos em dois templos pertencentes ao faraó Ramsés II.
Exibição Arqueológica no Aeroporto de Atenas
Atenas é famosa pelo Coliseu e todas suas ruínas incríveis e rica história, mas menos famosa é esta sala de exposições no segundo andar terrestre do Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos de Atenas. A exposição abriga cerca de 172 artefatos desenterrados durante a construção do aeroporto.
De acordo com evidências arqueológicas, Atenas é habitada há mais de 11 milênios. Durante o período Neolítico, a área que hoje abriga o aeroporto pertenceu a uma vasta região agrícola. Os visitantes podem ver ânforas de terracota, potes, pratos, espirais, miçangas, azulejos, follis bizantinos e um tesouro de tournois billon denier do século XIII, apenas para citar alguns artefatos.
Este museu pitoresco é uma obrigação para os fãs de arqueologia. Se você não tem tempo suficiente para visitar alguns dos museus ao redor de Atenas, ou simplesmente está preso no aeroporto para uma curta escala, esta exposição é um bom lugar para explorar a história de Atenas.
Mustang Azul do aeroporto de Denver
Com 32 pés de altura e moldado em fibra de vidro policromada, o mustang é pintado de um azul vibrante com olhos de néon vermelhos e brilhantes. Com o objetivo de representar o espírito “selvagem” do velho oeste americano, Jiménez instalou os olhos brilhantes como homenagem à oficina de néon em que trabalhou quando jovem. Esses olhos brilhantes deram à escultura o apelido de “Blucifer”.
Em 2008 o mustang foi instalado na entrada do aeroporto, para desgosto dos moradores de Denver. A opinião pública difamou a obra de arte com pedidos de muitos setores para que ela fosse removida para um local menos proeminente. As autoridades da cidade adiaram qualquer tentativa de remover a obra até depois de 2013, para que moradores e visitantes possam se acostumar com a estátua na esperança de que a opinião pública se acalme com o tempo.
O relógio de Schiphol
É importante saber a hora em um aeroporto, com milhares de pessoas correndo de um lado para o outro tentando chegar a tempo no avião. É por isso que a maioria dos aeroportos estão cheios de relógios em todos os lugares, ajudando a orientar os viajantes atormentados. O aeroporto de Schiphol, na Holanda, não é exceção, mas oferece uma reviravolta: um relógio gigante que aparece como se um homem estivesse ocupado pintando-o em tempo real, minuto a minuto.
O pintor é na verdade uma gravação de 12 horas de duração, que dá uma ilusão convincente de que um humano está dentro do relógio translúcido, ocupado no trabalho enquanto os ponteiros giram. Este relógio criativo é o mais recente trabalho de Maarten Baas, um conhecido artista e designer holandês que tem uma série de gravações de relógios ao vivo semelhantes.
O urso e a lâmpada em Doha
O aeroporto de Doha, Qatar, já está ganhando muito reconhecimento desde a abertura em 2014. O aeroporto elegante e moderno foi nomeado o quarto melhor aeroporto de 2019 de acordo com o SkyTrax, o teste decisivo da indústria. O HIA foi nomeado o melhor aeroporto de 2019 atendendo entre 30 e 40 milhões de passageiros, o melhor aeroporto do Oriente Médio e possui a melhor equipe aeroportuária do Oriente Médio.
O aeroporto é limpo, tranquilo e luxuoso; um oásis no meio do deserto. Assim, o ursinho de pelúcia amarelo gigante situado em seu coração se destaca ainda mais. “Untitled (Lamp/Bear)” do artista suíço Urs Fischer tem 23 pés de altura no meio do grande foyer que leva ao saguão duty-free do aeroporto. Feito de bronze fundido, o urso pesa entre 18 e 20 toneladas.
A peça residia anteriormente em frente ao Seagram Building, na Park Avenue de Nova York. Foi leiloado na Christie’s de Nova York por pouco mais de US$ 6,8 milhões em 2013. Veja nosso post com as Melhores Atrações turísticas em Doha no Catar.
O dogão em formato de Avião de Munique
Viajantes que passam por Munique ser perdoados por confundirem o Smokey Joe’s com um avião. O foodtruck de currywurst, que fica entre dois terminais, é feito de peças reais de avião.
Conhecido como o “avião da salsicha”, o carrinho serve salsichas de curry vermelhas ou brancas nos estilos de Munique, Berlim ou Ruhr, junto com refrigerantes e cervejas. A base do estande é uma velha caravana de alumínio com asas de avião e um motor acoplado a ela. Vários tubos e até um cockpit falso fazem o carrinho parecer um avião muito estranho.
Vaca Espacial em Houston
No Terminal A do Aeroporto de Houston, há uma estátua de dois metros e meio de altura de um astronauta bovino em um traje espacial malhado segurando uma bandeira do Texas, orgulhosamente dando as boas-vindas a todos os passageiros da Cidade Espacial. Embora seja oficialmente chamado de Moonwalker, a maioria das pessoas simplesmente se refere a ele como a Vaca Espacial, sem uma sugestão de referência a Michael Jackson.
O mascote do IAH não foi originalmente planejado para enfeitar o saguão do terminal. Foi criado em 2001 para um evento de angariação de fundos “Cow Parade” para o Hospital Infantil do Texas. Feita pela empresa de presentes e novidades Silvestri, a escultura ganhou muita popularidade e foi doada ao aeroporto logo após a arrecadação de fundos, onde encontrou sua casa.
2 thoughts on “19 atrações em aeroportos para uma escala incrível”