Se tem um lugar no mundo pra ter países do tamanho de uma cidade, ou até menor que isso, é a Europa! Esses microestados da Europa ou micropaíses estão espalhados pelo continente e normalmente tem uma história interessante a ser contada.
Antes de tudo uma das características em comum além do tamanho é a riqueza, são países com os PIBs elevados e que a população tem uma excelente qualidade de vida.
O que falta nesses microestados europeus de mil habitantes e quilômetros quadrados sobra de milhões de dólares.
A maioria não tem aeroporto e você precisa de um país vizinho como base para visitá-los e saber o que o melhor?! É mais um país pra conta!
Se você é doido pra aumentar o número de países da sua listinha, então, que tal se você incluísse um ou alguns desses microestados europeus no seu roteiro para a Europa?
Então bora para a lista e como chegar neles!
Andorra
Esse pequeno país fica entre a Espanha e a França, bem no meio dos Pirineus. Essa cadeia de montanhas que separa a Península Ibérica do restante da Europa. Além de conhecer a capital, Andorra la Vella, é também possível fazer trilhas pelas montanhas no verão e esquiar durante o inverno.
O país não tem aeroporto (como outros microestados europeus) e a melhor forma de chegar é pegando um carro no aeroporto de Barcelona e partir pra lá. Você também tem a opção de ir de ônibus, mas dessa forma ficará mais limitado para explorar as montanhas.
Com 1 dia você consegue explorar a capital Andorra la Vella que é bem pequena (tem 22 mil habitantes) e dizem ser o paraíso das compras por não cobrar impostos, mas não se anime tanto, os preços pra nós não foram tão animadores.
Com 2 dias e um carro já é possível explorar as montanhas e a cidade, caso queira fazer trilhas ou esquiar há atrações para mais de uma semana!
Veja aqui o roteiro de Andorra do nosso amigo De Lugar Nenhum.
Mônaco – o país mais glamuroso dos microestados da Europa
Essa nem precisa de muita explicação, país que fica dentro da França conhecido mundialmente pelo seu luxo e glamour.
O aeroporto mais próximo é o de Nice e para chegar lá você pode pegar um trem a partir da estação ferroviária. Se quiser aproveitar a costa também é possível alugar um carro e ir apreciando as paisagens incríveis da Cotê d’Azur no Mar Mediterrâneo.
Um dia é o suficiente para explorar o país, se quiser casar com o circuito de Fórmula 1 que acontece em maio ai a experiência fica completa, logo você precisará de mais dias.
Mônaco é o segundo menor país do mundo, com apenas 2 quilômetros quadrados e o país com maior densidade populacional do mundo, já que seus 36 mil habitantes precisam dividir esse pequeno espaço.
Liechtenstein
Esse principado fica entre a Suíça e a Áustria, com 25Km de extensão um dia é mais que suficiente para conhecer o país que é um dos mais ricos da Europa.
A maneira mais fácil de chegar até ele é a partir da Suíça, quase na fronteira, na cidade de Sargans, há ônibus disponíveis para chegar até Vaduz, a capital do país. Caso você esteja de carro saindo da Áustria também há boas estradas.
Uma curiosidade de Liechtenstein é que no dia do aniversário do príncipe ele convida todos os habitantes do país pra um jantar! Maluco!
A língua oficial de Liechtenstein é o Alemão.
San Marino – A república mais antiga do mundo
Um país cercado de terras italianas por todos os lados! O país mais antigo do mundo, San Marino, parece um cenário de conto de fadas.
A forma mais fácil de chegar em San Marino é pegar um ônibus a partir da cidade de Rimini na costa italiana. Dessa forma, em 40 minutos você já está no país e já no caminho você consegue avistar a atração principal, que são as torres do monte Titano.
Em uma dia você explora e bem o país todo, pra não sair de lá sem um carimbo você também pode passar no centro de informações turísticas e com 5 euros eles estampam seu passaporte com o estimado carimbo de San Marino. O país tem 33 mil habitantes.
Cidade do Vaticano – O menor dos Microestados da Europa e o menor país do mundo
Esse país, apesar de não ser membro da ONU, é o menor microestado do mundo, com apenas 0,44 quilômetros quadrados. Também está cercado por terras italianas, ou melhor, romanas! Isso mesmo, ele é tão pequeno que está no meio da cidade de Roma.
Para visitá-lo basta pegar um ônibus em Roma e em poucos minutos você chegará!
Ele é o país sede da igreja católica romana, assim é onde o Papa fica, apesar de ser pequeno no tamanho ele reune a maior coleção de arte do mundo, inclusive é o único país inteiro a ser reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco.
Malta – o único dos Microestados da Europa em um ilha
Essa Ilha fica próxima às ilhas gregas, no meio do mar mediterrâneo e é o paraíso para os intercambistas (e para os amantes de Playmobil com eu! Duvida? Olha meu Instagram pessoal). De antemão já aviso, ela é pequena no tamanho mas grande nas atrações e na beleza!
Malta tem seu próprio aeroporto, o que é raridade nos microestados europeus, e há vôos diretos de vários país da Europa. Eu deixaria pelo menos 4 dias para conhecer a ilha, há muitas praias maravilhosas além de toda história rica e fascinante que o centro oferece. Sua língua oficial é o inglês.
Inclusive há várias casas nos Trusted House Sitters em Malta, se quiser saber um pouco mais sobre o que é isso veja esse artigo aqui.
Luxemburgo
Esse país já é um pouco maiorzinho, com 2586 quilômetros quadrados, e dessa forma nem deveria estar na lista de microestados da europa, mas com um pouco de esforço você consegue conhecê-lo em um dia.
Para chegar até ele é só tomar um trem a partir de Bruxelas bem cedo e ficar de olho nos horários pra voltar. É um dos únicos países da lista a fazer parte da União Européia (junto com Malta)
Uma curiosidade desse país é a colônia de brasileiros que nele vive, portanto há vários mercados especializados em produtos brasileiros e nos cafés você encontra facilmente um pão de queijo pra comer ou um brigadeiro! Definitivamente só isso já dá vontade de visitá-lo, não é?
Pronto, agora é só incluir um desses microestados europeus na sua viagem à Europa e assim contar mais um país!
1 thought on “Microestados da Europa e como conhecê-los”