Situada no Rio Reno, Basiléia (ou Basel em inglês) é cortada pelo Rio Reno e a terceira maior cidade da Suíça, com quase 200 mil habitantes (sim, eu sei, esse é o tamanho de uma cidade pequena no Brasil). A cidade é bem conhecida por suas muitas atrações culturais e históricas, assim como por sua vibrante vida noturna e seu incrível Mercado de Natal.
A cidade tem também o famoso Zoológico da Basiléia, um dos zoológicos mais antigos do mundo. Fundado em 1874, o zoológico abriga mais de 6.000 animais, incluindo leões, tigres e girafas. Mas nós não apoiamos o turismo animal, então decidimos não ir ao zoológico, e sugiro que vocês também façam o mesmo.
Visite a Cidade Velha de Basel e sua prefeitura vermelha com brasões da Suíça
A Cidade Velha da Basiléia é uma das mais pitorescas de toda a Suíça. A prefeitura vermelha no centro histórico, em particular, é um local imperdível. Construída no século XIV, é uma das mais antigas prefeituras do país. As pinturas na fachada dão um aperitivo do que você irá encontrar em seu interior. São exibidos no topo do prédio os 15 brasões dos estados suíços (que aqui são chamados de cantões). É possível fazer um tour pelo prédio no horário comercial.
A praça em frente ao local, chamada Marktplatz, abriga uma feira diária de produtos locais, flores, frutas e outros alimentos. Não deixe de conferir também a vizinha Rathausmarkt, uma bela praça forrada de cafés e restaurantes. Ainda no centro histórico da cidade velha vale a pena visitar a Johann Wanner Christmas House que, como o próprio nome diz, é especializada em itens natalinos!
Tour Museus da Basiléia – O menor museu da Europa
O Museu do Papel da Basiléia está localizado em uma antiga fábrica de papel e registra a história da fabricação de papel na cidade. É um pouco afastado do centro histórico da cidade, mas está incluído no Swiss Pass e no Basel Card e vale uma visita.
Procure também uma pequena janela em uma porta no Hoosesaggmuseum. É o menor museu de Basel desde a sua fundação em 1995. Ele começou na verdade para solucionar um problema. O prédio onde está tem 600 anos e sempre foi uma parada obrigatória para grupos turísticos, que acabavam querendo dar uma espiada para dentro da residência pelas janelas. Os donos resolveram fechar as janelas, e usar o espaço para exibir alguns itens! Hoje qualquer pessoa pode fazer sua própria exibição neste museu, desde que tenha uma coleção de pelo menos 30 itens.
E o Maior museu de Brinquedos da Europa
O maior museu de brinquedos da cidade é o Spielzeug Welten Museum Basel Suíça. O museu tem três andares de exposições dedicadas a brinquedos de todo o mundo e de diferentes períodos históricos. Um dos destaques do museu é a maior coleção mundial de ursinhos de pelúcia, que inclui mais de 5.000 ursos.
Uma curiosidade é um urso que foi presente do Presidente dos EUA Theodore Roosevelt. E isso é importante porque esse presidente foi o responsável por ursinhos de pelúcia existirem hoje! Calma que em explico. Em 1902 era comum as pessoas importantes caçarem animais selvagens, e o presidente foi atrás de ursos. Para não sair de mãos abanando, seus auxiliares rastrearam um urso negro e o prenderam em uma árvore. Mas o presidente se recusou a matar o bicho desta forma. A história se espalhou e as vendas dispararam, e por isso em inglês hoje ele leva seu nome: Teddy Bear.
Nós passamos umas duas horas nesse museu, porque ele tem milhares de itens, e você acaba tentando ver cada detalhe das cenas montadas com ursos de pelúcia, bonecas, e modelos antigos. É bem próximo ao centro histórico.
Conheça a história da cidade murada no Portão Spalentor e no Museu de História Barfuesserkirche
O Spalentor Gate e Barfuesserkirche History Museum estão localizados no coração da histórica cidade velha, o centro histórico da Basiléia. O portão é um dos marcos mais importantes da cidade e é um ponto de visita obrigatória para qualquer visitante. Ele foi construído em 1356 e fazia parte de um grupo com 40 torres, mas quase todas foram destruídas, e somente três restaram. Repare em sua fachada o brasão de armas da cidade de Basel com dois leões.
Já o Barfuesserkirche faz parte do grupo de museus de história da cidade de Basel Suíça. Ele está localizado dentro de uma antiga igreja. O museu conta a história da cidade desde seus primórdios como povoado romano até seu status atual como um centro cultural e financeiro líder. Contém peças do tesouro da Catedral do ano de 1600, coleções de moedas, vidros, tapeçarias e até itens pertencentes a Erasmus.
Visite as igrejas de St Paul, Kappelijoch e a Basel Minster
Há muitas coisas para fazer na Basiléia, Suíça, mas uma das experiências mais singulares é visitar as igrejas de São Paulo, Kappelijoch e o Minstro da Basiléia. Estas igrejas oferecem um vislumbre do passado, com sua bela arquitetura e sua impressionante obra de arte.
A igreja de São Paulo foi construída na virada do século 20. Possui uma arquitetura Art Nouveau e é conhecida por seus belos afrescos e vitrais. É também a única igreja redonda de Basel. Se for visitar a cidade no outono não deixe de contemplar a queda das folhas das árvores em sua praça. é a mais antiga das três, datada do século 12.
Kappelijoch não é uma igreja de verdade, e sim uma capela, mas sua história macabra faz ela se tornar um ponto turístico importante. A capela remonta ao século XIV e foi construída bem no meio da ponte antiga da cidade de Basel. Na época de caça as bruxas, os monges da Suíça sequestravam as mulheres “suspeitas”, amarravam seus braços e pernas e as jogavam deste lugar. Para sua sorte, algumas freiras rebeldes esperavam no rio embaixo da ponte e conseguiram resgatar boa parte das moças inocentes.
Finalmente, a Basel Minster é uma visita obrigatória para qualquer visitante da Basiléia. Esta catedral do século XIV abriga o túmulo de Erasmus, um famoso cientista holandês, que inclusive dá nome ao programa de intercâmbio no exterior promovido por muitas faculdades europeias. O prédio possui duas torres de 60 metros cada, e foi construído no século 14 com pedras arenosas rosadas. A entrada na catedral é gratuita, e para acessar o topo da torre (através de seus 300 degraus) é necessário parar 5 francos suíços. A vista lá de cima vale a pena!
Explore as galerias de arte da Basiléia – O Museu de Belas Artes, o Museu Tinguely e a Fonte Tinguely
Basiléia é o lar de algumas das melhores galerias de arte do mundo, portanto, se você é um amante da arte, você com certeza vai querer checá-las. O Museu de Belas Artes é um dos mais antigos e prestigiados museus da Suíça, e abriga uma impressionante coleção de arte de diferentes períodos e culturas.
O Museu Tinguely é dedicado ao trabalho do artista suíço Jean Tinguely, e é um excelente lugar para ver suas esculturas cinéticas. A Fonte Tinguely também merece uma visita – é uma grande escultura pública feita em frente ao Teatro com peças do antigo teatro que apresenta mais de 60 esculturas em movimento.
Tire uma foto no Marco das Três Fronteiras em Basel (Suíça, França e Alemanha)
O Marco das Três Fronteiras está localizado no norte da cidade de Basel ponto de encontro das fronteiras da Suíça, França e Alemanha. É uma plataforma retangular de concreto com uma escultura de metal no centro. A escultura consiste em três varas metálicas, cada uma representando um dos três países, e conectada no topo.
O Marco das Três Fronteiras é um local popular para tirar fotos, já que proporciona uma imagem única e memorável. A tríplice fronteira fica um pouco afastada do centro da cidade, mas chegamos lá sem problemas usando o bondinho.
Visite os mercados de Natal da Basiléia
Os mercados de Natal de Basel são uma visita obrigatória para qualquer pessoa na cidade durante o período de férias. Há uma série de mercados para escolher, cada um com suas próprias ofertas únicas. Você pode encontrar de tudo, desde decorações tradicionais de Natal suíças até presentes feitos à mão e comidas deliciosas. Não deixe de experimentar algumas das especialidades locais, como o Basler Läckerli (um tipo de pão de gengibre) e o Basler Leckerli (um tipo de doce).
Nós visitamos a cidade em Janeiro, então os mercados de Natal de Basel já haviam sido desmontados e só havia essa árvore de natal para ver, mas ouvimos falar tão bem deles que pretendemos voltar algum dia para conhecer.
Faça uma day trip para Colmar, uma das cidades mais bonitas da França
Se você está procurando uma bela cidade para visitar que não seja muito longe de Basiléia, então você deve definitivamente considerar Colmar na França. A apenas uma curta viagem de carro de Basel, cruzando a fronteira da Suíça com a França, Colmar é uma cidade encantadora, com muitas coisas para ver e fazer. Desde explorar a cidade antiga até visitar os muitos museus e galerias de arte, você certamente encontrará algo que atenda aos seus interesses. E, é claro, nenhuma visita a Colmar seria completa sem a degustação de algumas das deliciosas comidas e vinhos locais.
Onde se hospedar em Basel (Basiléia) Suíça
Ao procurar o melhor hotel para ficar na Basiléia, Suíça, os viajantes devem considerar os quatro hotéis mais reservados da Basiléia, principalmente porque são os melhores em relação custo benefício.
Primeiro, o Hotel Design by Marque é um hotel moderno localizado no centro da Basiléia e a apenas algumas quadras das principais atrações da cidade. Ele oferece comodidades luxuosas e oferece um equilíbrio ideal de conforto e conveniência com seus preços razoáveis.
Em seguida, o Swiss Diamond Hotel Basel está localizado no coração da cidade e oferece uma combinação única de luxo moderno e tradicional hospitalidade suíça.
Além disso, o Radisson Blu Basel Hotel está localizado a poucos minutos do centro da cidade e conta com um moderno design interior junto com um spa e um centro de fitness.
Finalmente, o hotel Ibis Basel Bahnhof é uma ótima opção orçamentária para os viajantes que procuram economizar dinheiro, mas ainda desfrutam da conveniência de estar perto do centro da cidade. Na Europa sempre olhamos os preços dos hotéis da rede Ibis e Accor. Eles sempre tem uma boa qualidade, e já sabemos o que esperar, e além disso, com o uso de pontos do seu programa de fidelidade All Accor conseguimos um ótimo desconto.
Quem se hospeda em hotéis na cidade tem direito ao Basel Card, um cartão que concede 50% de desconto em algumas atrações (Basel Zoo, Museus da cidade, teatro, ônibus de sightseeing e tour guiado), além de andar de transporte público (ônibus e tram) gratuitamente. Já é um bom incentivo pra considerar a cidade pra se hospedar.
Ou fique em um hotel grátis!
Mas, como eu disse no começo do texto, não tem hotel melhor do que aquele que é grátis, tem cozinha, você se sente como se estivesse em casa e ainda vem com um bichinho de estimação para fazer companhia não é? Em Basel nós passamos uma semana fazendo petsitting para um gatinho chamado Nena! Ela era super amorosa, mas também muito independente. Ficamos em um apartamento próximo a estação central.
Isso nos permitiu conhecer vários pontos turísticos da Suíça usando o Swiss Travel Pass. Você pode ver nossos post sobre a cidade de Gruyères, esse outro sobre St Gallen, e o nosso roteiro do ano passado quando visitamos os quatro cantos do país. E se quiser saber mais sobre essa hospedagem gratuita, tem nosso post sobre Trusted House Sitters aqui!
Basiléia é uma bela cidade com muito a oferecer aos turistas. Da arte e cultura à deliciosa comida e vinho, há algo para todos na Basiléia. Quer você esteja procurando explorar a história da cidade ou apenas relaxar e apreciar as vistas, Basel é o destino perfeito para suas próximas férias.
2 thoughts on “O que fazer em Basel (Basiléia) Suíça”