A pergunta que nos rondou primeiramente antes da viagem para ao Campo Base do Everest: O que Levar?
Vamos separar esse post em duas partes: o que eu, Soraya, levei e o que o Raphael levou. Acho que muda um pouco a mala feminina da masculina, além disso também muda o nosso perfil.
O melhor é levar os itens do Brasil mesmo, mas no nosso caso já estávamos viajando, então tentamos comprar tudo que precisávamos em Kathmandu por ser mais barato, mas em último caso, e se você lembrar de algo que faltou, Namche Bazaar ainda tem muitas lojinhas preparadas.
O que alugar ao invés de comprar no Acampamento Base Everest?
Uma das minhas maiores preocupações foi a bota de caminhada. Tenho uma da Decthlon no Brasil, mas como uso pouco e não me adapto ao estilo dela eu não ando com ela na mala.
Logo que chegamos fomos nas lojas oficiais que vendem os produtos originais da Columbia, The North Face, Marmot, Timberland e infelizmente não tinha meu número! Calço 36 no Brasil e não achei que seria um problema para encontrar já que lá as pessoas são pequenas, mas nao foi o caso. Essas lojas ficam na rua Trivedi Sadak e se quiser encontrar produtos originais é por lá que deve andar. Só encontrava o meu número mesmo nas lojinhas fakes
Antes de tudo minha intenção era alugar uma bota, mas perguntei em várias lojas na região da Thamel e todas diziam que não alugavam. Quando já estava convencida em comprar uma bota fake (que não parecia de má qualidade), sentei pra experimentá-la e o dono falou que tinha pra alugar! Não pensei 2 vezes e aluguei uma bota excelente, com solado Vibran e com Goretex. Foi, com certeza, a melhor escolha que fiz! Nessa mesma loja alugamos os sticks, pegamos 1 par para dividirmos.
A loja fica na Thamel Street, a principal rua de acessórios para trekking em Katmandu. O jeito mais fácil de achá-la é pela foto.
Aluguel Outros Equipamentos – Acampamento Base Everest
Outra coisa que alugamos foi o saco de dormir na Goreto Store, a loja foi indicação do Daniel Oliveira, que tem uma agência de viagens e faz expedições para o Trekking do Everest Base Camp. O atendimento do cara é excelente e ele é muito honesto, também compramos várias coisas lá como calça impermeável, fleece, calça de caminhada, meias. Ela não fica exatamente na Thamel Street, todavia em uma rua perpendicular.
Acampamento Base do Everest – O que levar?: Lista
Essa foi minha lista e vou comentar cada um dos itens.
- Bota Impermeável
- Crocs/Havainas
- Meias Caminhada (6)
- Calça Simples
- Calça Impermeável
- Bermuda
- Calça Relax / Camiseta para dormir
- Segunda Pele (1 calça, 2 blusas)
- 6/7 camisetas
- 1 down jacket
- Luva
- Gorro
- Cachecol
- Buff
- Boné
- Tops
- Calcinhas
- Óculos de Sol
- Sleeping Bag
- Mochila
- Saco estanque
- Lanterna de Cabeça
- Filtro de água
- Toalha
- Protetor Solar
- Lenço umedecido
- Hidratante
- Shampoo/Sabonete/Condicionador
- Power Bank
- Kindle
- Linner (????)
- Capa de chuva
- Anorak
- Talco
Bota Impermeável
Sim, esse é o item mais importante da lista e também o mais caro. Como eu falei, eu aluguei a minha e achei que compensou muito, mas não foi fácil achar para alugar. Tem que ser impermeável e estar amaciada para não ter bolhas durante a caminhada, o solado com Vibran ajuda bastante a não sentir tanto as pedras.
Crocs/Havaianas
Eles serão úteis em dois momentos: para descansar os pés quando você chegar da caminhada e para tomar banho. Eu comprei um Crocs na rua em Katmandu e me arrependi. Pra tomar banho ele fica muito molhado e é ruim de secar depois, mas ele é mais prático pra caminhar pela vila com meia à noite. Acho que meus chinelos teriam cumprido bem o papel.
Meias de Caminhada
Esse foi um item que relutei muito pra comprar, mas ouvi de vários amigos e li que seria essencial. Comprei 3 na Goreto Store, fakes mesmo, e super me atenderam. Eu não curto meias grossas, mas elas não me incomodaram no caminho, não ficaram cheirando mesmo quando tive que repetí-las (sim você não irá lavar suas meias no caminho, porque se lavar dificilmente elas vão secar).
Levei uma meia de algodão para dormir e foi maravilhoso! Tenho 2 meias de caminhada da Triffil que estão comigo faz 12 anos e ótimas, levei mas acabei usando só no último dia para voltar pra Katmandu.
Calça Simples
Essas são calças que você vai usar pra caminhar. Eu levei uma legging e uma fininha da Decathlon (essa última usei até pra dormir). Todos os dias eu usei a legging ou a segunda pele + a calça fina, foi o suficiente.
Calça Impermeável
Não tinha, comprei em Kathmandu, mas não usei. Mas essa calça é tipo seguro, em outras palavras a gente leva torcendo pra não usar mesmo.
Bermuda
Levei e não usei, acabei me sentido ofendendo a galera tão religiosa. Mas essa sou eu, porém tinham muitas mulheres usando.
Calça Relax / Camiseta para dormir
Eu não levei nada especial pra isso, usava a camiseta limpa que ia usar no dia seguinte ou a segunda pele nos vilarejos mais altos.
Segunda Pele
Essa eu já tinha 2 blusas, uma da Decathlon antiga e uma de merino da Intissimi e a calça acabei comprando uma da Columbia com a tecnologia Omini-Heat, aquela que é brilhante por dentro. Ela não foi barata, mas é algo que uso muito (tanto que a minha outra calça praticamente se desfez depois de anos).
Acho que esse é um item que vale muito você investir, sei que são itens caros, mas vale a pena. A de merino realmente evita o mau cheiro, esquenta e não te deixa molhado e a calça esquenta muito rápido, logo que você já coloca no corpo. São itens leves e essenciais para o trekking.
Camisetas
Levei todas de tecido sintético para secar mais rápido, essas mais simples da Decathlon mesmo. Cheguei a lavar 2 no começo da trilha e foi tranquilo. No total foram 5 camisetas.
Down Jacket
Esse foi um dilema. Tenho uma blusa de pena (Down Jacket) da Uniqlo, ela é pra um frio mais leve, dia a dia, e tenho uma blusa de neve que é dupla (Anorak+Fleece). Eu poderia ter alugado uma down pesada em Kathmandu, mas fui mão de vaca e levei o que eu tinha. Deu pra eu me virar bem e a da Uniqlo foi essencial pra eu não ir embora fedendo tanto kkk.
Luva/Gorro/Cachecol
A luva comprei uma semi impermeável na Goreto Store, item essencial por causa do vento quando segura os sticks. O gorro comprei um bem colorido pra sair bem nas fotos e depois doei. Cachecol não levei e não senti falta.
Buff
É aquele item que serve pra colocar no pescoço, cabeça, rosto. Não rola ir sem! Levei um combinando com minha touca!
Boné/Óculos de Sol/Protetor Solar
Levei uma viseira que já carrego na mala e usei bastante e um óculos que acopla no meu de grau. O sol é lascar lá pra cima, portanto tudo que te proteger dele é bem vindo. O protetor se for de esporte é melhor pra aguentar o suor.
Tops
Esse item eu errei feio. Levei 2, sendo que um era de algodão e ele só secou 1x depois não mais. Se puder leve o mais fino que puder. Eu acabei desencanando e metade da trilha eu fiz sem.
Calcinhas
Levei uma pra cada dia. Tinha que ter alguma vantagem em ser mulher! Como elas são pequenas não ocupou espaço e nem pesou.
Sleeping Bag
Alugamos na Goreto Store o que eles tinham disponível de -20ºC e usamos apenas 2 dias. Como fomos em meados de Setembro o tempo não estava tão frio.
Mochila
Fui com uma da Kipling impermeável que ando sempre. Ela é uma mochila simples, não senti falta de nada mais robusto. O fato dela ser impermeável ajudou bastante.
Saco estanque
Já tínhamos e usamos para colocar o saco de dormir, era pra evitar que molhasse, afinal nosso porter estava levando uma mala que não era impermeável.
Lanterna de Cabeça
Usamos poucas vezes e daria pra usar a lanterna do celular. Também já tínhamos.
Filtro de água
Nós sempre andamos com a garrafa da CrazyCap que filtra água através da luz UV e com o filtro da Sawyer. A garrafa serve mais pra águas sem sedimentos e foi a que mais usamos durante a trilha, o filtro usamos algumas vezes quando pegamos água de riacho/cachoeira.
Isso poderia ser substituído pelas pastilhas de cloro que também filtram a água, mas nossa experiência com elas não foi positiva. Achamos o gosto forte e desde então investimos no filtro e na garrafa.
Toalha
Nós temos uma toalha de Nanofibra da SeatoSummit que é fantástica, ela é leve, seca bem e depois fica seca bem rápido. Esse é um item que também acho que vale o investimento, mas uma de microfibra já vai fazer bem o papel.
Shampoo/Sabonete/Condicionador/Hidratante
Os shampoos e condicionadores eu comprei pequenos pacotinhos de 1 uso em Kathmandu pra evitar levar peso, achei que foi bom. Sabonete levei um mini em barra e hidrante um potinho pequeno que acabei nem usando. Mais do que o suficiente para o Everest Base Camp.
Power Bank
Quanto mais pra cima você vai mais caro a energia fica, portanto para economizar durante a trilha um power bank é essencial. Levei um de 10.000mAh e foi suficiente, assim não vai faltar energia para tirar fotos das paisagens incríveis do Everest Base Camp.
Kindle
Tinha muita pretensão de usar, mas tive também muita preguiça. No meu caso não usei, preferia puxar conversa ou pensar na vida.
Linner
Esse é só levei porque o Raphael já tinha e achei que valeu muito a pena. É como um saco de dormir só de lençol. Como as roupas de cama das hospedagem não são trocadas com frequência (nem adianta se iludir achando que são) isso foi ótimo pra minha necessidade de limpeza.
O saco de dormir era bem limpinho, mas estava quente para usá-lo e só os cobertores das hospedagens eram o suficiente e mais confortáveis, dessa forma acabei dormindo mais com eles e a o linear.
Capa de Chuva/Anorak
Esse item eu deixei junto porque a que eu tenho já faz esse papel, é um bem arrumadinha da Uniqlo.
Todo mundo falou pra comprar um poncho para eu levar para o mau tempo do Everest Base Camp e eu relutei porque acho horrível e com essa capa e a mochila impermeável não fez nenhum falta, portanto deu muito certo.
Aliás, a minha capa secava muito mais rápido que o poncho das pessoas. Como ela também transpira e protege do vento foi a blusa que mais usei no trekking.
Talco
Nossa amiga Angela que indicou e definitivamente foi maravilhoso, porque você sente que as coisas estão úmidas, principalmente de manhã e jogar o talco ajuda muito sentir mais seco. Fora que fica tudo cheirosinho e praticamente novo pro dia seguinte. Um luxo na montanha.
Snacks
Levamos bastante chocolate, castanhas, barra de castanhas, mel, bolachas, chás, café. Tudo pra gente e pro porter. Desde já aviso que na trilha vende, mas tudo vai ficando mais caro conforme você vai subindo e um simples Snickers pude custar 7 dólares!
Campo Base do Everest – O que levar? – O que faltou?
Levamos 2 rolos e meio de papel higiênico a princípio pareceu suficiente, porém foi pouco para 2 pessoas porque acabamos usando para o nariz também.
Definitivamente uma calça mais confortável pra dormir teria me deixado mais feliz nesses 12 dias.
A trilha para o Acamamento Base do Everest não é fácil, mas o desafio vale a pena, com suas paisagens incríveis, um templo budista mais bonito que o outro, café da manhã que mais parece almoço e jantar e os dias sem banho até atingir a altitude máxima no Acampamento Base Everest.
Veja nossos outros posts contando nossa experiência no Acampamento Base Everest, e quanto custou nossa trilha no Everest.
Que blog incrível! Você tem alguma dica para aspirantes a escritores? Estou planejando começar meu próprio site em breve, mas estou um pouco perdido em tudo. Você recomendaria começar com uma plataforma gratuita como o WordPress ou optar por uma opção paga? Há tantas opções por aí que estou totalmente confuso… Alguma ideia? Parabéns!